Embora a crise da economia no país somada à baixa oferta de vagas esteja aumentando a taxa de desemprego que, segundo o IBGE – Índice Brasileiro de Geografia e Estatística registrou 6,4% em abril, aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, a inserção de jovens no mercado de trabalho vem mostrando um cenário diferente.
De acordo com o Espro – Ensino Social Profissionalizante, instituição que atua com o programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil, no primeiro semestre de 2015, houve um aumento de 49% no número de admissões de adolescentes neste formato de contratação, comparado ao mesmo período do ano passado. Empresas que dão oportunidade a esses jovens notam o valor de se contribuir na formação de novos talentos e de garantir segurança jurídica ao adotar o Programa Jovem Aprendiz, afirma Adriano Vianini, gerente de Marketing e Relacionamento.
A condição de Aprendiz tem dois aspectos fundamentais: o primeiro é que o jovem recebe uma formação técnico-profissional e a condição obrigatória para isso é que ele frequente o ensino regular ou já tenha concluído o ensino médio; o segundo aspecto é que ele ingresse no mundo do trabalho com registro em carteira, salário e demais direitos estabelecidos pela Lei do Aprendiz nº 10.097/00. Das muitas formas de trabalho no país, este é o que melhor protege e favorece a inserção de jovens ao mundo corporativo.
Ainda em comparação a janeiro e abril do ano passado, o Espro também aponta um crescimento de 65% no número de jovens que se cadastraram em seu portal em busca de uma oportunidade. Segundo Vianini, Nos últimos anos, muitos jovens adiaram a entrada no mercado de trabalho para priorizar os estudos. Com o programa Jovem Aprendiz, eles conseguem uma renda que os ajudam nesta crise do país e, principalmente, ganham aprendizado corporativo nas atividades práticas e teóricas que o programa propõe.
Curitiba tem instituições parceiras
Em Curiitba, os interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz podem buscar vagas nas instituições parceiras. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) é uma das entidades que oferece o programa de aprendizagem.
O Jovem Aprendiz Curitiba 2015, através do Senac- PR, garante qualificação profissional de qualidade em várias áreas de formação voltados para o trabalho em comércio, tanto do setor administrativo quanto nas vendas
As empresas ficam responsáveis pelo recrutamento e seleção dos jovens que deverão ser inscritos em um dos programas de aprendizagem do Senac.
Todas as informações sobre o programa, inclusive os requisitos necessários para se inscrever estão no endereço www.pr.senac.br/aprendizagem.
Os jovens de Curitiba também poderão se inscrever no programa Jovem Aprendiz 2015 da GERAR, para isto, basta acessar o link abaixo e preencher o formulário de inscrição: www.gerar.org.br/principal/programas/cadastro – é preciso ficar atento aos contatos. A inscrição continuará ativa, até o jovem completar 23 anos, que é a idade limite para ingressar no programa.
Outro local que ajuda na intermediação de mão de obra de jovens aprendizes é o Centro de Integração Empesa-Escola do Paraná (CIEE). Para se cadastrar, os interessados devem acessar a página da instituição www.cieepr.org.br e buscar na barra do menu o link Aprediz, voltado para jovens até 16 anos.
A última turma do Aprendiz foi aberta na sexta-feira, 17, de julho. Com 33 alunos inscritos, a turma é voltada para a preparação em Serviços Administrativos.
Documentação necessária para se inscrever no Jovem Aprendiz
1 – Ficha para Matrícula com todos os campos preenchidos e sem abreviações
2 – Carta de Apresentação (duas cópias)
3 – Guia SEFIP (cópia)
4 – 1 foto 3 x 4
5 – CPF (cópia e original)
6 – Carteira de Identidade (cópia e original)
7 – CTPS (original e cópia da folha de rosto)
8 – Comprovante de residência (cópia e original), preferencialmente conta de luz
9 – Declaração de matrícula e frequência na educação básica, ou Histórico Escolar comprovando a conclusão do Ensino Médio (cópia e original), caso já tenha concluído.
Importante lembrar que para a matrícula de aprendizes com idade entre 14 anos e 18 anos incompletos, será necessária a presença do responsável legal.