No próximo domingo, 7, serão realizadas as provas do concurso para o Hospital de Clínicas e para a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, ambos da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), em Curitiba. Desde final de outubro de 2014, as unidades hospitalares são geridas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que proporcionou um projeto de reestruturação, executado de forma conjunta com a UFPR. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica e inclui a recomposição do quadro de pessoal, por meio do concurso público.

Foram 41.621 inscritos para as 1.775 vagas oferecidas pelo CHC-UFPR, sendo 543 para médicos, 1.005 para profissionais da área assistencial e 227 vagas para a administrativa. Além da prova objetiva, o certame prevê avaliação de títulos e experiência profissional, com remunerações que variam de R$ 1730,25 a R$ 8252,10.

As contratações vão permitir a regularização de parte da força de trabalho que atua no hospital, com vínculo considerado irregular pelos órgãos de controle, bem como permitir melhores condições para a formação profissional de qualidade e para o desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, possibilitarão a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço

As provas para os cargos de nível superior serão realizadas no período da manhã, com abertura dos portões às 7h30 e fechamento às 8h30. Para os cargos de nível médio, as provas se darão à tarde, com abertura dos portões às 13h45 e fechamento às 14h45. Não serão tolerados atrasos.

As provas serão realizadas em 28 escolas espalhadas por Curitiba. Para saber o local exato, o candidato deverá consultar e imprimir o comprovante de inscrição no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do certame.

O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para o fechamento do portão, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto e o comprovante de inscrição.

A previsão para a publicação do gabarito preliminar é de até 24 horas após a realização das provas.

Ebserh

Empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh foi criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais (HUF). Atualmente, possui contrato de parceria com 30 unidades no país. Desde a sua criação, coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).