O número de microempreendedores individuais de Curitiba que formalizaram seus negócios de janeiro a agosto deste ano pela Agência Curitiba cresceu mais de 90% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Foram 1.371 formalizações nos oito primeiros meses de 2013, contra 721 no ano passado. Boa parte desses empreendedores recebeu o apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento, que este ano já aumentou em 134% o número de atendimentos em seus postos nas Ruas da Cidadania.
Até agosto, a Agência atendeu 19.046 pessoas, contra 8.133 no mesmo período do ano passado. A Agência tem sete postos de atendimento em Ruas da Cidadania e  ontem abriu mais um, na Regional Pinheirinho. Nesses locais, empresas e investidores recebem assessoria para abertura ou ampliação de negócios, incluindo informações técnicas, socioeconômicas e ambientais, entre outras.

 Para o diretor técnico da Agência Curitiba, Armando Moreira Filho, o aumento no número de atendimentos e de formalizações de empresas está ligado à credibilidade do serviço prestado e à maior eficiência no atendimento e na divulgação. Seguimos a orientação da gestão municipal, que não visa apenas a fiscalização, mas o apoio ao desenvolvimento dos negócios, afirma.
Moreira Filho lembra que formalização garante mais segurança ao empreendedor e gera ganhos e novas oportunidades de negócios. A empresa que tem um CNPJ pode abrir conta bancária de pessoa jurídica e ter acesso a linhas de crédito, algumas com condições especiais. Outra vantagem é a possibilidade de vender para outras empresas ou para o governo.

No aspecto pessoal, o principal benefício para o empreendedor é ter a cobertura da Previdência Social, ficando protegido em caso de doença, acidentes ou afastamentos, licença maternidade e aposentadoria. A família do empreendedor também terá direito à pensão por morte e a auxílio-reclusão.
A Agência Curitiba trabalha em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), oferecendo assessoria desde a criação da empresa, com orientações sobre a documentação necessária e o encaminhamento dela para a formalização, até a capacitação do empreendedor.