Trabalhadores dos Correios de três cidades da Região Metropolitana de Curitiba entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (4).
A paralisação acontce nas cidades de Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.
Os trabalhadores protestam pedindo melhores condições de trabalho.
Confira a nota completa dos trabalhadores do Correios.
“Hoje, 4 de abril, foi deflagrada greve por tempo indeterminado no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) Fazenda Rio Grande, na Unidade de Distribuição (UD) Jardim Paulista – em Campina Grande do Sul – e na Agência dos Correios (AC) Quatro Barras. As unidades amanheceram fechadas, com os trabalhadores mobilizados. As condições de trabalho são precárias nestes locais.
Pela manhã, também foi realizada uma assembleia na AC e CDD Bacacheri, onde os funcionários reivindicam segurança. Eles mantiveram o estado de greve, e deram o prazo de 30 dias para a ECT garantir mecanismos de segurança na unidade, ou os trabalhadores irão cruzar os braços novamente – eles paralisaram suas atividades por 24 horas há um mês, no dia 4 de março.
CDD Fazenda Rio Grande
Falta efetivo no CDD Fazenda Rio Grande. Lá, as dobras são diárias. Além disso, há muita mordedura canina na região, sem que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT tome qualquer providência. Não há manutenção dos veículos utilizados para as entregas da unidade.
UD Jardim Paulista (Campina Grande do Sul)
Os trabalhadores da UD Jardim Paulista reivindicam o desmembramento da unidade em agência e CDD. Falta segurança no local, que já foi assaltado diversas vezes. Além disso, o espaço de trabalho é inadequado. Não há saída de emergência e a fiação da luz está exposta, colocando a integridade física dos funcionárops em risco.
AC Quatro Barras
Também falta segurança – e sobra sobrecarga – na AC Quatro Barras. Os trabalhadores exigem condições laborais e um novo local de trabalho. A atual unidade é precária e não tem nem bebedouro – a água das torneiras chega suja e amarelada”.