Não é novidade para ninguém que as empresas dão uma bela de uma fuçada nos perfis sociais das pessoas antes sequer de chamá-las para a fase de entrevistas. Inclusive, esse é um filtro que acaba tirando muita gente do páreo. O único detalhe é que nem sempre temos a certeza do que essas empresas estão procurando e o que elas consideram certo e errado.
Para tirar suas dúvidas, o site CareerBuilder entrevistou algumas empresas e descobriu algumas razões surpreendentes que são usadas como critério para rejeitar candidatos. Segundo a pesquisa, 46% dos empregadores rejeitam de cara os candidatos que publicam fotos ou informações provocativas ou inapropriadas. Algumas das outras principais razões não são tão óbvias assim: 36% dos candidatos são eliminados por falarem mal das empresas que trabalham (ou trabalharam) e de colegas de emprego (ou de pessoas com as quais já trabalharam); 32% dos candidatos são eliminados por demonstrarem baixa capacidade de comunicação;28% dos candidatos são desconsiderados por fazerem comentários discriminatórios relativos à raça, sexo, religião etc; 25% são eliminados por mentirem sobre suas qualificações. Parece um absurdo, não é? Mas eu conheço um caso em que a pessoa mentiu na entrevista e no primeiro dia de trabalho disse que precisava de ajuda para aprender a fazer aquilo; E, finalmente, 24% dos candidatos costumam ser eliminados por compartilharem informações confidenciais de empregadores anteriores – o que, de fato, é muito feio.
Dependendo da área profissional, não apenas o Facebook e LinkedIn são observados, mas o Instagram pode ser uma boa maneira de apresentar um portfólio e contar um pouco sobre a personalidade. Ele não irá substituir o currículo no processo seletivo, mas sem dúvidas, é um aliado para que o recrutador veja o que o candidato tem de melhor. A principal vantagem é a interação que ele permite que o selecionador tenha com os projetos já desenvolvidos, diz Angélica Nogueira. Segundo Fábio Cunha, da Michael Page, as áreas que mais valorizam esse tipo de portfólio são as de publicidade, marketing, comunicação e criação.
Não se perca nas redes
Confira abaixo dez dicas dos especialistas para não fazer feio nas redes sociais ao buscar um emprego:
1
Coloque apenas informações verdadeiras sobre sua experiência profissional;
2
Use a comunicação adequada para cada tipo de rede social: LinkedIn é profissional, Facebook é mais informal;
3
Uso de palavrões, gírias e erros de português são vistos de forma negativa pelas empresas;
4
Não faça das redes sociais seu divã virtual, reclamando de tudo e de todos. Se nem seus amigos te aguentam, a empresa também verá isso de forma negativa;
5
Também evite falar mal de amigos, chefe e empresas;
6
Se está participando de um processo seletivo, não divulgue informações do processo para outras pessoas na internet;
7
Evite publicar posts sobre assuntos que não tem certeza se são verdade, e passe longe de comentários preconceituosos ou muito polêmicos;
8
Lembre-se: tudo o que for aberto, poderá ser visto pelas empresas. Restrinja o acesso apenas para amigos para ter um maior controle sobre as informações que compartilha;
9
Cuidado com fotos publicadas que podem denegrir sua imagem;
10
No LinkedIn, mantenha atualizado seu perfil para não se queimar no mercado, se transformando em um usuário fantasma.