A procura por serviços freelancers apresentou aumento no primeiro semestre de 2015. De acordo com o levantamento realizado pela Prolancer, o número de trabalhos cadastrados na plataforma cresceu 272,77% no total em comparação ao mesmo período de 2014. O estudo foi realizado levando-se em consideração a base de dados da startup, que atualmente conta com mais de 100 mil talentos digitais e 10 mil empresas cadastradas.

Segundo a pesquisa, as companhias brasileiras estão apostando cada vez mais neste modelo de contratação. Trabalhos no setor de tecnologia e criação são os que possuem as maiores demandas atualmente. Serviços ligados à área de Desenvolvimento Mobile, Desenvolvimento de Websites e Lojas Virtuais obtiveram crescimento de 315,97%, sendo os projetos com maior índice de cadastramento na plataforma.

Em segundo lugar, aparecem os serviços para profissionais de Redação e Tradução, especializados na produção de conteúdo em geral, com incremento de 245,22%. Em terceiro no ranking surgem trabalhos da área de Design e Multimídia, com foco na criação de identidade visual e logomarcas, que registraram aumento de 152,39% nos primeiros seis meses do ano.

O crescimento está em sintonia com a necessidade das empresas em encontrar soluções para enfrentar o atual cenário da economia brasileira. Investir em projetos temporários é uma forma de conseguir manter uma equipe permanente, sem que novas contratações onerem a folha de pagamento. A pesquisa também denota uma mudança inicial no comportamento das empresas, ao passo que repensam seus recursos humanos, afirmou Sergio M. Baiges, CEO da Prolancer.

Fundada em 2011, a Prolancer tem como missão proporcionar, mediante o uso de ferramentas de trabalho remoto, transparência, segurança, flexibilidade e produtividade a empresas e profissionais ao redor do mundo. Tem mais de 100 mil profissionais cadastrados no Brasil e mais de 10 mil clientes em seu portfólio.