Para apoiar o desempenho das micro e pequenas empresas em todo o Brasil, o Sebrae e a Serasa Experian fecharam parceria ontem, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O acordo prevê a criação de indicadores e a oferta de capacitações específicas com foco na saúde financeira dos pequenos negócios. As iniciativas conjuntas, que visam gerar melhores oportunidades de negócio e facilitar o acesso ao crédito para as empresas de micro e pequeno porte, devem começar a ser implantadas em até quatro meses.
Para inovar e conquistar mercado, as empresas precisam ter saúde financeira em equilíbrio e isso passa pelo acesso a crédito. Vamos trabalhar com monitoramento especializado e na capacitação preventiva, adianta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Essa parceria representa um importante avanço na direção de aumentar o acesso a crédito, com condições melhores e mais sólidas. Tenho certeza de que teremos bons resultados para os pequenos negócios e para o fortalecimento da nossa economia.
As micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae, representam 99% dos empreendimentos brasileiros, geram 70% dos empregos e são responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, a criação de indicadores que ajudem a entender a dinâmica delas, como funcionam e cumprem seus contratos, é fundamental. Bem como os empreendedores desse segmento precisam de orientação, informações confiáveis, exclusivas e consolidadas para poder crescer de forma sustentável. A parceria prevê ações conjuntas que vão fortalecer os pequenos negócios no país, afirmou o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.
O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, alertou que muitas vezes o contrato de concessão de crédito não se concretiza por falta de informação no processo de análise.
A partir da parceria firmada entre o Sebrae e a Serasa Experian será produzido um mapeamento das micro e pequenas empresas para identificar e direcionar ações àquelas que precisam de capacitação, assim como o levantamento dos negócios que demandam crédito, mas estão inadimplentes.