O projeto Sine Móvel – Unidade Móvel dos Trabalhadores – atingiu nesta semana a marca de 200 visitas a bairros da cidade, desde que foi criado, em 2013, pela Prefeitura de Curitiba. A visita número 200 aconteceu nesta quinta-feira (25), na vila Osternack, na Regional Bairro Novo. Em torno de 60 pessoas foram atendidas nesta quinta pela equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

O Sine Móvel é um serviço oferecido pela Prefeitura de Curitiba, em convênio com Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que utiliza um veículo adaptado para o atendimento ao público. O objetivo é descentralizar o serviço, com o deslocamento de uma equipe até a comunidade. São oferecidos pesquisa e encaminhamentos de vagas, novos cadastros, emissão de carteira de trabalho e informações sobre o mercado de trabalho.

Desde o último ano, a Secretaria vem intensificando o trabalho do Sine Móvel. Somente em 2015, foram realizadas 120 visitas, em todas as administrações regionais. Nos primeiros dois meses deste ano, o serviço promoveu 28 visitas e 1.415 atendimentos. Ao longo de quase três anos de funcionamento, 5.930 pessoas procuraram o serviço e 1.817 foram encaminhadas para vagas de empregos. Outras 1.050 obtiveram a emissão da Carteira de Trabalho.

Nesta quinta-feira, das 60 pessoas que procuraram o serviço, dez foram encaminhadas para entrevistas de emprego. Entre elas, estava Bruna Carolina Teixeira, de 19 anos. Em busca de seu primeiro emprego, ela foi encaminhada para um posto de operadora de caixa em um supermercado. Estou bastante feliz. Valeu a pena procurar o Sine Móvel. Espero, agora, ser aprovada na entrevista e conseguir a vaga, disse.

Agnaldo Luis Gonçalves Júnior, de 21 anos, procurava uma vaga para técnico de eletroeletrônica, mas não havia nenhuma oferta nesta área. Mesmo assim, ele saiu satisfeito com o atendimento. Não consegui a vaga, mas fiz meu cadastro e obtive boas orientações sobre como obter um emprego. Dou nota 10 para o serviço, disse.

O Sine Móvel é uma unidade ligada ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) e atende pessoas que estão concluindo cursos de escolarização ou capacitação profissional, idosos, associações de moradores, jovens candidatos ao primeiro emprego, pessoas com deficiência e trabalhadores sem habilitação.

O serviço é importante, pois possibilita uma maior aproximação com a população de bairros mais distantes, que às vezes tem dificuldade para se locomover até um posto do Sine, disse o superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Sztruk.