A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) elaborou uma pesquisa relacionada ao sentimento das mulheres após ter filhos com o abandono da carreira profissional. A pesquisa mostrou que após o nascimento dos seus filhos, algumas mães começam a se sentir sozinhas e sobrecarregadas com as tarefas domésticas.
Isso pode acarretar uma piora na autoestima, com sentimentos de desvalorização, culpa, dependência financeira e emocional, solidão e, em casos mais sérios, depressão, explidq Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers. A justificativa disso é que com o passar dos dias a criança começa a precisar menos da mãe, – que praticamente cortou seu convívio social para cuidar da criança.

Algumas alternativas que eu sugiro para que isso não aconteça é, caso a mulher decida dedicar-se somente a maternidade por um tempo, depois retorne a ‘vida social’ por meio de algum curso – como de idiomas, por exemplo, – para que possa conhecer pessoas novas e trocar experiências, ideias e tenha novos assuntos em mente, além da maternidade,, explica a diretora da Outliers Careers.
Outra dica é retornar para o campo de trabalho aos poucos, realizando projetos de curta duração ou consultorias, abrir o próprio negócio, ou estudar para concurso público. A mulher precisa entender que depois de ser mãe as suas prioridades mudam, assim como a disposição, que passa a ser dividida entre diferentes papéis. Uma vez que ela tenha isso claro, o nível de cobrança deve ser o normal, sem exigir perfeição em tudo, comenta Madalena.