Num estudo conduzido pela Regus, líder mundial em soluções de espaços para escritórios, profissionais de todo o mundo apontaram os sete pecados capitais que lhes causam mais estresse durante o deslocamento diário até o escritório e que afetam a produtividade e satisfação com o trabalho. No topo dessa lista figura a condução indevida e perigosa. No entanto a agressividade no trânsito, o uso indevido do celular e a falta de informação sobre o trajeto de viagem aparecem entre os principais fatores causadores de estresse.
O tempo médio do trajeto casa-trabalho num único sentido é de 29 minutos, mas 23% dos trabalhadores de todo o mundo demoram 45 minutos em cada sentido. Ainda assim, o tempo gasto é considerado menos problemático do que as experiências vividas no percurso. Os resultados do levantamento da Regus identificaram os principais problemas durante o trajeto diário casa-trabalho para motoristas e usuários do transporte público.
Todos nos identificamos de alguma forma com os resultados desse estudo. A agressividade no trânsito e a condução perigosa são verdadeiras preocupações. A falta de informação sobre interrupções de serviços ou engarrafamentos também influencia no estado de humor e na produtividade para o trabalho. A utilização de celulares de forma inapropriada seja para falar ou ouvir músicas em alto volume, irrita quem está por perto. Há ainda o comportamento grosseiro de algumas pessoas que nos levam a começarmos o dia da pior forma, argumenta Guilherme Ribeiro, diretor geral da Regus no Brasil.
É por esses fatores que na Regus defendemos locais e horários de trabalho flexíveis, pois além de diminuírem o estresse e as tensões, favorecem a produtividade e a motivação dos profissionais. A possibilidade de trabalhar próximo de casa e se locomover fora dos horários de pico é, muitas vezes, a maneira mais prática de evitar este tipo de estresse e assim ter uma jornada de trabalho mais tranquila e produtiva, conclui Ribeiro.
Os sete pecados capitais do trajeto
1. Condução indevida/perigosa
2. Atrasos e interrupções de serviços
3. Agressividade no trânsito
4. Poluição e superaquecimento
5. Uso indevido do celular por outras pessoas
6. Falta de informação por parte dos prestadores de serviços
7. Comportamento grosseiro de outros passageiros / motoristas