Terminais de ônibus terão feira de profissões do IFPR

SMCS

Os terminais de ônibus de Curitiba receberão feira de profissões para que os usuários do transporte coletivo possam conhecer as opções oferecidas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). A feira será feita através de acordo realizado entre a Urbs e o Instituto e a primeira feira será no Terminal Boqueirão, nesta segunda-feira (11) das 14h às 17h.

Professores e acadêmicos do Instituto terão uma base no terminal para explicar aos interessados os detalhes de cursos técnicos como o de Eletrônica, Mecânica, Informática e Petróleo e Gás, ou cursos superiores de Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão Pública, além da pós-graduação em educação profissional.

Depois da experiência piloto no Boqueirão, a feira de profissões do IFPR deverá ir a outros terminais de transporte. “Trata-se de um novo conceito de integração. É a integração das pessoas com novos serviços e, assim, os terminais deixam de ser apenas pontos de passagem, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. Nesse novo posicionamento, a estrutura do transporte coletivo procurará agregar o maior leque possível de serviços e utilidades para os passageiros.

A Mostra de Cursos será feita com a participação de representantes do IFPR que ficarão próximo à guarita de entrada à disposição dos interessados para explicar o que é o Instituto, quais os cursos que oferece e como funciona o processo seletivo. Muitas vezes as pessoas deixam de procurar um curso por desconhecer que é gratuito ou não saber da existência de vagas, afirma o professor Vilmar Fernandes, diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR.

Ele explica que a parceria com a Urbs permite levar a oferta dos cursos a um público que está na lida de todo dia e nem sempre sabe da possibilidade de fazer um curso técnico gratuitamente. Temos uma conta social muito grande, precisamos levar informação ao maior número possível de pessoas e muitas delas que estão em busca de oportunidades estão nos terminais de ônibus, afirma o professor. Por dia, em torno de um milhão de pessoas passa pelos 21 terminais de transporte da cidade.

O Instituto é uma das novas instituições federais que ampliaram a educação pública de nível médio e superior em todo o País e, no Paraná, substituiu a antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Voltado à educação superior, básica e profissional, o IFPR é especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica e atua em 14 cidades paranaenses com cursos em implantação em outras seis cidades. No país, são 38 institutos federais.

O IFPR oferta gratuitamente, mediante processo seletivo, oito cursos técnicos de ensino médio integrado, 16 cursos técnicos subsequentes (pós-médio), dois cursos de nível superior (Tecnólogo em Gestão pública e Bacharelado em Ciências Sociais) e, na área de pós graduação, Especialização em Educação Profissional – Latu Sensu.

Os cursos técnicos de ensino médio são os de Administração, Eletrônica, Informática, Mecânica, Processos Fotográficos, Programação de Jogos Digitais, Contabilidade e Petróleo e Gás.

Os cursos subsequentes (voltados a estudantes que já cursaram o ensino médio e que buscam formação técnica) são os de Administração, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eventos, Massoterapia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Prótese Dentária, Radiologia, Saúde Bucal, Telecomunicações, Transações Imobiliárias, Enfermagem, Mecânica e Secretaria.

O campus do IFPR em Curitiba funciona na Rua João Negrão, 1.285, no bairro Rebouças, telefone 3535-1606. O site é http://curitiba.ifpr.edu.br .