A Workana (www. workana.com.br), plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, acaba de realizar um levantamento sobre o mercado de freelancers no Brasil, apontando as regiões com maior demanda, perfis de profissionais mais procurados pelas empresas e os setores com maior número de pessoas que disponibilizam seus serviços por meio da plataforma. No Paraná, os profissionais mais procurados para trabalhos freelancers são da área de TI & Programação (40%), vindo logo a seguir Design & Multimídia (31%).
Os dados da pesquisa no País mostram ainda que os segmentos mais procurados pelas empresas que buscam por serviços de freelancers são TI & Programação (43%), Design & Multimídia (28%), Tradução & Conteúdos (15%). Já do outro lado, quando o assunto são profissionais cadastrados na plataforma, o cenário é bastante semelhante, mas há uma oferta maior na área de Design & Multimídia (32%), seguido por TI & Programação (31%), Tradução & Conteúdos (14%).
Para a quantidade e segmentos de freelancers por Estado, o maior número de profissionais atuantes é mesmo na área de Design & Multimídia, que varia de 39% em locais como Rio de Janeiro até 29% na Bahia, já o número de pessoas disponíveis para serviços de TI & Programação têm destaque em Belo Horizonte (37%), São Paulo (36%) e Porto Alegre (29%). Bahia (21%), Recife (19%) e Paraná (18%) lidera a lista de freelancers disponíveis para projetos na área de Tradução & Conteúdos. Marketing & Vendas se destaca na Bahia (12%), São Paulo (11%) e Rio Grande do Sul (10%).
No que diz respeito aos Estados brasileiros, além do Paraná, São Paulo se destaca na contratação de freelancers na área de TI & Programação (47%), já o Rio Grande do Sul é uma região que demanda bastante profissionais de Design & Multimídia (30%), com TI & Programação (43%) vindo antes; na Bahia, os serviços de Tradução & Conteúdo (19%) aparecem logo atrás de TI & Programação (35%) e Desing & Multimídia (29%). No Rio de Janeiro TI & Programação (36%) é a mais procurada.
Esse é o primeiro de muitos levantamentos que a Workana deve apresentar para o mercado nos próximos meses, apontando as tendências e variações do mercado de Freelancers e o que as empresas mais buscam em termos de serviços.