Trabalho temporário é alternativa à crise econômica

Cerca de 70% das pessoas contratadas por um período acabam sendo efetivadas

Bem Paraná

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fará a seleção de 89 profissionais para vagas temporárias na área de atividades de análise administrativa. A autorização dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Saúde foi publicada na sexta-feira da semana passada no Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, a ANS tem seis meses para organizar um processo seletivo simplificado.
Neste momento de crise e desemprego em alta, o serviço temporário pode ser uma alternativa para o trabalhador, até que a economia retome seu crescimento. A experiência e habilidades adquiridas enquanto temporário facilitam ao trabalhador o acesso a novas oportunidades futuras. O setor exerce um significativo papel social, principalmente em tempos de crise econômica, diz o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt), Vander Morales.
No Brasil, 85% dos trabalhadores selecionados para uma vaga temporária, antes, encontravam-se desempregados. Com o término do contrato, apenas 30% regressaram ao desemprego. A avaliação consta do mais recente Relatório Econômico divulgado pela Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego (CIETT), que tem a Fenaserhtt como associada e representante do Brasil.

ANS — Para as vagas na ANS, os candidatos devem ter formação de nível superior nas áreas de administração, economia, contabilidade e direito e podem se inscrever para vagas de técnico de suporte, com salário de R$ 3.800,00, ou de desenvolvimento de atividades técnicas de complexidade intelectual, com remuneração no valor de R$ 6.130,00. O contrato será de um ano, com possibilidade de prorrogação até o máximo de quatro anos.
Todos os profissionais selecionados vão atuar na Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES), mais especificamente na análise de processos administrativos relativos ao ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ressarcimento ocorre quando consumidores dos planos de saúde são atendidos na rede pública. O cruzamento de dados de sistemas de informações permite identificar usuários com plano de saúde que tenham sido atendidos no SUS, gerando valores que devem ser ressarcidos.

Temporários no mundo
Ao redor do mundo são 40,2 milhões de trabalhadores temporários

Os Estados Unidos contam com 11 milhões de pessoas

A China tem cerca de 10,8 milhões de temporários

O Japão emprega 2,4 milhões de trabalhadores

Uma estimativa de 2013, colocava o Brasil com um contigente de mais de 12 milhões de temporários