Videoconferência fica cada vez mais popular

Pesquisa a elege como a melhor ferramenta de comunicação de RH nos próximos três anos

Bem Paraná

Recente pesquisa global conduzida pela Redshift Research e encomendada pela Polycom, Inc. (Nasdaq: PLCM), revelaram que os executivos de Recursos Humanos vãopreferir videoconferência ao invés do e-mail, como o seu principal método de comunicação empresarial nos próximos três anos.
A maioria (56%) elegeu a videoconferência como método preferido de comunicação para os negócios, superando o e-mail (49%) e conferências por áudio (32%). Os dados foram coletados a partir de 1.205 tomadores de decisões de negócios em quatro regiões e 12 países: EMEA (Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, Polônia, Bélgica e Países Baixos); América do Sul (Brasil), América do Norte (EUA) e APAC (Índia, Singapura e Austrália).
Provando que os benefícios do vídeo para funções de RH são bem compreendidos, o levantamento realizado com os tomadores de decisão em 12 países revelou que quase a totalidade (98%) dos executivos de RH que participaram da pesquisa, acreditam que a videoconferência remove as barreiras da distância e melhora a produtividade entre as equipes em diferentes cidades e países por serem mais claras.
Quando solicitado para escolher entre os métodos preferidos de comunicação empresarial da atualidade, os entrevistados de RH classificaram a videoconferência como uma das três melhores ferramentas para comunicação, ficando em terceiro lugar (46%), após o e-mail (88%) e as chamadas de voz/conferência (62%). Outros métodos de comunicação empresarial que os executivos de RH afirmaram utilizar incluem conferência via internet, mensagens instantâneas e redes sociais.
Segundo Mariane Takahashi, Diretora de Marketing para o Caribe e América Latina da Polycom, os entrevistados apontaram a preferência pela videoconferência por fatores de economia dentro das equipes e dinamização do trabalho e de processos seletivos.
Avanços na tecnologia e telecomunicações estão permitindo que grandes e pequenas organizações operem perfeitamente em qualquer lugar, afirma Mollie Lombardi, Vice-Presidente e Analista Principal de Gestão de Capital Humano do Aberdeen Group. Os líderes de RH exigem uma nova compreensão de como a tecnologia pode ajudá-los a transporfronteiras geográficas e repensar suas estratégias de talento para tirar o máximo proveito de um grupo de talentos mais amplo, afirma.
Vanessa Mauree, Diretora de RH da cadeia de varejo francês Alain Afflelou, já está percebendo os benefícios do uso do vídeo durante o processo de recrutamento. Entrevisto candidatos para cargos em todo o país e não posso tomar uma decisão a partir de uma entrevista por telefone; preciso ver a pessoa para fazer uma boa avaliação, mas trazer todos os candidatos de avião para Paris é muito caro. Entrevistas através de vídeo são ideais e me permitem ver mais candidatos. Uma boa entrevista por vídeo é tão eficaz quanto uma entrevista pessoalmente, diz Mauree.