A entrevista pessoal é uma das etapas do processo seletivo que mais amedrontam os candidatos a um emprego. A conversa tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do profissional e, muitas vezes, revela características de sua personalidade. Para ajudar os candidatos, a Secretaria para Assuntos Estratégicos realizará na próxima segunda-feira (24) a webconferência Entrevista de Seleção.
A palestra será realizada pelo professor Luciano Steyer, das 14h30 às 15h30, no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, em Curitiba. O evento será transmitido nos Espaços Cidadão do Paraná e poderá ser acompanhado por qualquer pessoa com acesso à internet.
Segundo o professor Luciano Steyer, muitas pessoas já sabem que devem chegar com antecedência à entrevista e que não devem usar roupas extravagantes, mas há outros itens importantes. Essa é a hora de conhecerem o candidato e descobrirem se os dados do curriculum vitae são reais. O entrevistador perceberá suas competências e se a pessoa tem o perfil que a posição do cargo exige. Por isso, o candidato precisa procurar dados sobre a empresa, quais os principais concorrentes, saber a localização de suas filiais. Estar bem informado é imprescindível para o interessado no emprego.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, explica que os temas das conferências transmitidas via internet seguem uma ordem cronológica e visam atender demandas da vida profissional e pessoal dos paranaenses. A seleção do candidato para uma vaga começa com o currículo e termina com a entrevista de seleção. A secretaria elaborou um cronograma pensando neste processo. O objetivo das palestras é inserir os jovens no mercado de trabalho e que consigam, por meio da profissionalização, rumos melhores para suas vidas e de suas famílias.
Durante o evento, o professor também dará algumas dicas aos candidatos para controlarem o nervosismo, que pode surgir a partir de pegadinhas do entrevistador. O mercado está cada vez mais competitivo e exigindo muito de seus empregados. As organizações precisam de pessoas que, além de conhecimento técnico, tenham como competências essenciais a curiosidade pelo aprendizado, a flexibilidade, a capacidade de adaptação às mudanças e a pró-atividade que o mundo atual exige, comenta Steyer.