Os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck não escondem a expectativa geral de uma das corridas mais acirradas do ano neste domingo. A prova vai acontecer no Autódromo Internacional de Cascavel, um dos traçados de médias de velocidade mais altas do calendário, fator que, na análise de alguns competidores, tende a aumentar a já notável competitividade que a categoria tem demonstrado na temporada 2006.


“Por ser uma pista de alta velocidade, o número de pilotos que vão andar bem deverá ser maior do que o normal. A lista de favoritos aumenta”, considera o paulista Roberval Andrade, terceiro na classificação do campeonato. Campeão da Fórmula Truck em 2002, o piloto da Roberval Motorsport faz parte da relação dos cinco que conquistaram vitórias na atual temporada – foi o primeiro colocado na terceira etapa, no circuito paulista de Interlagos.


As exigentes características da pista de 3.032 metros levam Roberval a adotar uma estratégia conservadora. “Circuitos de alta exigem muito do caminhão. Vou procurar ser mais conservador e menos rápido para ter o equipamento em boa condição na hora de definir o resultado”, revela o piloto, que tem no caminhão número 15 as cores de Consórcio Nacional Scania, Banco Panamericano, NSK, Rodafuso, Knorr-Bremse, Frum, KS e Guerra.


Um dos trunfos de Roberval para a etapa cascavelense está no resultado de um treino feito no mês passado no circuito que recebe a categoria. “Durante os treinos, conseguimos resolver um problema de suspensão que tínhamos desde o ano passado, que dificultava a pilotagem quando eu freava o caminhão. A gente já tinha competitividade mesmo com esse problema. Agora que está resolvido, acho que teremos uma condição ainda melhor”, aposta.


Os treinos para o GP de Cascavel terão início na tarde de sexta-feira (15). O grid será definido no sábado (16) e a corrida, no domingo, terá largada às 14h15. A Rede Bandeirantes confirma a transmissão da prova ao vivo para todo o país, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério. Após cinco etapas, a classificação da temporada da Fórmula Truck é a seguinte:
 
1º) Pedro Muffato (PR/Muffatão Motorsport), Scania, 68
2º) Renato Martins (SP/RM Competições), Volkswagen, 60
3º) Roberval Andrade (SP/Roberval Motorsport), Scania, 58
4º) Wellington Cirino (PR/ABF Competições), Mercedes-Benz, 56
5º) Vinicius Ramires (SP/Ramires Rodobens Truck Team), Mercedes-Benz, 51
6º) Leandro Totti (PR/Londrina Truck Racing), Ford, 41
7º) Débora Rodrigues (SP/RM Competições), Volkswagen, 32
8º) Beto Napolitano (SP/RM Competições), Volkswagen, 21
9º) Luiz Zappelini (SC/DF Motorsport), Ford, 18
10º) Herberto Heinen (RS/RM Competições), Volkswagen, 15
11º) Beto Monteiro (SC/DF Motorsport), Ford, 13
11º) Adalberto Jardim (SP/RM Competições), Volkswagen, 13
13º) Djalma Fogaça (SP/DF Motorsport), Ford, 12
13º) Vignaldo Fízio (SP/Pacaembu Team), Mercedes-Benz, 12
15º) Geraldo Piquet (DF/ABF Competições), Mercedes-Benz, 11
16º) Fabiano Brito (PR/ABF Competições), Volvo, 9
17º) José Cangueiro (SP/Pacaembu Team), Mercedes-Benz, 8
18º) José Maria Reis (GO/Roberval Motorsport), Scania, 7
19º) João Marcos Maistro (PR/Clay Truck Racing), Scania, 6
20º) Regis Boessio (RS/Boessio Competições), Iveco, 4
21º) Diumar Bueno (PR/Bueno Race Truck), Volvo, 3
22º) Eduardo Fráguas (SP/Londrina Truck Racing), Ford, 2