No Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC) o nível de competitividade é tão alto que, em 14 etapas disputadas neste ano, foram nove vencedores diferentes. Apenas o líder da temporada, Andy Priaulx (BMW), o brasileiro Augusto Farfus Júnior (Alfa Romeo) e o alemão Jörg Muller (BMW), venceram mais de uma corrida em 2006.


Com esse equilíbrio, a categoria desembarca neste final de semana (23 e 24) no Autódromo de Istambul, na Turquia, para a realização da 15ª e 16ª etapas da temporada. A pista é uma das mais novas do mundo e consumiu investimentos da ordem de 230 milhões de dólares. Depois dessas corridas, acontecem mais quatro – duas em Valência, na Espanha, e duas no circuito de rua de Macau.


Apesar de não ter pontuado na República Tcheca, Farfus manteve-se na terceira posição no Campeonato, atrás de Priaulx e James Thompson (Seat). O mau desempenho nas últimas corridas deram um alívio de peso ao piloto brasileiro, que terá 60 quilos de lastro em seu carro neste domingo. Já o líder Priaulx carregará o peso máximo: 80 quilos.


Farfus espera que o carro volte a corresponder, como aconteceu no México, quando ganhou uma das provas e foi segundo na outra, vencida por seu companheiro de equipe Salvatore Tavano. “Temos uma perspectiva positiva para as próximas corridas, pois colhemos bons resultados nessas pistas no ano passado. Mas a disputa estará ainda mais acirrada, aumentando o grau de dificuldade para a conquista de vitórias. Por isso, pretendo sair de Istambul ainda entre os três primeiros no Campeonato”, argumenta Farfus.


Um piloto da casa vai alinhar no grid neste domingo. É Ibrahim Okyay, que tem quatro títulos nacionais e correrá com um BMW 320i da equipe Kosifler, com sede na Turquia. Apesar de ainda não estrear nessas etapas, já foi anunciada a entrada, a partir da corrida de Valência, de Maria de Villota, primeira mulher a correr no WTCC. A filha do ex-piloto de Fórmula 1, Emilio de Villota, pilotará um Chevrolet Lacetti da equipe suíça Maurer Motorsport.


As atividades na pista de Istambul começam no sábado, com a realização de dois treinos livres, com meia hora de duração cada, e o treino classificatório, que define o grid de largada. No domingo, acontece o warm up e as duas corridas, que terão transmissão ao vivo pelo canal a cabo BandSports e pelo site www.fiawtcc.com, a partir das 9h (horário de Brasília).


 


Classificação após 14 etapas – 10 primeiros
1 – Andy Priaulx – BMW – GBR – 58 pontos
2 – James Thompson – SEAT – GBR – 49 pontos
3 – Augusto Farfus Jr – Alfa Romeo – BRA – 46 pontos
4 – Jorg Müller – BMW – ALE – 45 pontos
Yvan Muller – SEAT – FRA – 45 pontos
6 – Dirk Müller – BMW – ALE – 44 pontos
7 – Rickard Rydell – SEAT – SUE – 41 pontos
Gabriele Tarquini – SEAT – ITA – 41 pontos
9 – Peter Terting – SEAT – ALE – 33 pontos
10 – Jordi Gené – SEAT – ESP – 32 pontos