Curitiba recebe lançamento do exclusivo vinho VIK

1 novembro, 2015 às 09:07  |  por Simone Meirelles
Vinhos VIK  (foto Paola Zadra)

Vinhos VIK (foto Paola Zadra)

A semana passada foi marcante para quem aprecia vinhos. Vários eventos na área foram realizados em Curitiba. Um deles foi o lançamento do exclusivo vinho VIK, em jantar no restaurante Bobardí. O evento contou com a presença do enólogo Gonzague de Lambert  e da diretora geral dos hotéis, Julia Parapugna.

Lançamento do VIK (foto minha)

Lançamento do VIK (foto minha)

Durante o evento, foi servido o VIK safra 2011, saborosíssimo, muito elegante e equilibrado. O preço médio da garrafa no Brasil é de R$ 870. O vinho é um blend de Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah. E por trás dele, há o grupo hoteleiro Vik Retreats, que criou no Vale de Millahue, no Chile (a duas horas de Santiago), um resort sofisticado juntamente com a vinícola. 

Gonzague de Lambert  e da diretora geral dos hotéis, JuliaParapugna e a assessora de comunicação Letícia Capelini

O enólogo Gonzague de Lambert, a diretora geral dos hotéis, JuliaParapugna e a assessora de comunicação Letícia Capelini durante o jantar em Curitiba

Risoto de Brie, prato servido no jantar do Bobardí e que harmonizou com o vinho

Risoto de Brie, prato servido no jantar do Bobardí e que harmonizou com o vinho (foto minha)

Aberta em outubro de 2014 , a  Viña Vik é um projeto do arquiteto uruguaio Marcelo Daglio em parceria com os  proprietários, o multiempresário Alexander Vik e sua esposa Carrie Vik. Com  teto de titânio bronzeado, o prédio futurista exibe piscina de borda infinita e 22  suítes – e banheiros – decorados individualmente com obras de arte, em sua  maioria de artistas chilenos, entre eles Sebastián Valenzuela, Francisco  Uzabeaga e Pablo Montealegre. Arte e design preenchem os espaços interiores: mobiliário, murais e instalações, esculturas e pinturas. Num plano inferior, a piscina de borda infinita de ardósia parece se estender ao longo dos vales e lagos, oferecendo a sensação de estar  nadando sobre o vale.

Vina Vik (fotos divulgação)

Viãa Vik (fotos divulgação)

Gastronomia. A gastronomia na Viña Vik resgata o terroir chileno, privilegiando  os pescados frescos do Pacífico, o salmão chileno, boas carnes – grande parte  defumadas ali mesmo – e ingredientes trazidos de produtores da região, além de  pães caseiros e doces, preparados artesanalmente. Pratos variados, e até  mesmo a tradicional parilla sul-americana, são acompanhados, é claro, do  excepcional vinho VIK, produzido e engarrafado na propriedade – que podem  ser servidos na sala de jantar ou no terraço com vista para as colinas cobertas pelas vinhas.

Piscina da Vina Vik

Piscina da Viãa Vik

Atividades. De degustações acompanhadas por especialistas na bodega VIK  aos passeios de bicicleta pelos vinhedos, cavalgadas e até vôo de balão, as atividades de lazer na Viña Vik agradam visitantes de todos os perfis. Salão de  Jogos, Fitness Center, Sauna e um Spa especializado em tratamentos à base  das propriedades nutricionais do vinho complementam a experiência.

Minimalist Suite-0390

Algumas das suítes do resort Vik

Algumas das suítes do resort Vik

Vinícola VIK. O empresário norueguês Alexander Vik, com negócios em vários  países, decidiu produzir uma marca vinho de qualidade na América do Sul e,  após testes geológicos e uma conclusão positiva, foi escolhida a propriedade de  4.300 hectares no Vale de Millahue. Com a produção iniciada em 2006, a  bodega da Viña Vik é uma construção em estilo futurista em arco precedido por  um espelho d’água pontilhado com rochas de granito da região, assinado  arquiteto chileno Smiljan Radic. A primeira safra aconteceu em 200.

Detalhes da vinícola

Detalhes da vinícola

No interior da vinícola ficam as cubas de fermentação, as adegas de garrafas e os 1600 barris de carvalho francês novos e uma prática de produção sustentável que faz uso da energia solar e reaproveita água da chuva – armazenada em um lago – para irrigar os 400 hectares de vinhedos. Ali o conjunto vitivinícola se baseia num conceito holístico de sinergia entre a terra, o homem, o clima e alta tecnologia. O Chile vinícola, aliás, vive uma nova fase das viñas boutique, marcada por vinhos produzidos de forma artesanal, elaborados com leveduras naturais, unindo novas e antigas maneiras de fazer vinhos. Entre os enólogos-chefes escolhidos para capitanear o projeto estão os franceses Patrick Valette  (Saint-Émillion, Bordeaux; trabalhou na Châteaux Pavie e Principal, do Vale do  Maipo), Gonzague de Lambert (Universidade de Bordeaux, trabalhou no Château de Salles), e o chileno Cristián Vallejo. Equipe que tem tido como  objetivo de levar os vinhos Vik ao penteão dos melhores do mundo. Os vinhos  VIK são importados no Brasil pela WorldWine. O preço médio da garrafa do vinho  Vik é de USD 140 .

Vista dos vinhedos

Vista dos vinhedos

** Diária a partir de USD 1200 o casal, inclui café da manhã, almoço (bebidas  sem álcool e 1 taça Vinho Vik por adulto) e jantar (bebidas sem alcóol e 1  garrafa Vinho Vik por casal).

** Degustações na bodega estão abertas também aos visitantes que não necessariamente estejam hospedados no hotel. A visita pode ser acompanhada  de parilla (churrasco) em meio aos vinhedos.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>