Vinho Garrafeira dos Sócios 2012 da Carmin (fotos SM)

Vinho Garrafeira dos Sócios 2012 da Carmin (fotos SM)

Portugal é um país pequeno, mas cheio de belezas. E, também, de ótimos vinhos. Nas últimas semanas, conheci algumas vinícolas portuguesas, suas formas de fabricação de vinhos e degustei rótulos selecionados. Estar ao lado de profissionais da área – a equipe das importadoras Porto a Porto e Casa Flora – ajudou a entender melhor cada detalhe.

Aqui algumas barricas na vinícola Carmin

Aqui algumas barricas na vinícola Carmim

Visitamos ao todo cinco vinícolas portuguesas: Carmim e Vila Santa João Portugal Ramos, no Alentejo; Cave Messias e Filipa Pato, na Bairrada; e Provam, no Minho. Aqui conto um pouco dessa experiência. No blog Comer e Curtir, você pode conferir mais detalhes da viagem em diversos posts nos próximos dias.

Vinhos degustados na Carmin

Vinhos degustados na Carmin

Para começar a jornada, nossa primeira parada foi na Carmim, uma cooperativa que reúne mil associados, sendo 500 vinicultores. Localizada na cidade de Reguengos de Monsaraz, região do Alentejo, produz tintos e brancos de qualidade, como o Reguengos, Olaria, Monsaraz e Regia Colheita. Além de acompanhar o processo de fabricação, altamente industrializado, provamos vários rótulos, como o Monsaraz Premium 2011, Monsaraz Alentejo DOC Alicante Bouschet, o Reguengos Alentejo DOC e o Garrafeira dos Sócios 2012, muito aromático.

Aqui nosso jantar no restaurante

Aqui nosso jantar no restaurante Adega dos Templários, lugar lindo e gastronomia ímpar

Um dos pontos altos do passeio foi o jantar com degustação de vinhos no restaurante Taverna Os Templários, na belíssima vila histórica de Monsaraz, que super recomendo.  Entre os pratos servidos, Bochecha de porco assada com tomilho, batatas e abóbora, harmonizado com tinto Monsaraz Reserva 2014 Alentejo DOC.

Bochecha de porco da Adega dos Templários: de comer rezando!

Bochecha de porco da Taverna Os Templários: de comer rezando! Servido com Monsaraz Reserva 2014

Já o Polvo grelhado com alho e batatas casou perfeitamente com o branco Reguengos Reserva Branco 2015, bem como o saboroso bacalhau com espinafre. De sobremesa, um Bolo Rançoso, que apesar do nome, é uma delícia, feito com ovos, amêndoas e um tipo de abóbora chamada gila.

Aqui o bacalhau com espinafres, que ficou perfeito com o Reguengos Branco, um dos vinhos mais saborosos da noite

Aqui o bacalhau com espinafres, que ficou perfeito com o Reguengos Reserva Branco, um dos vinhos mais saborosos da noite

Para encerrar a refeição, vinho fortificado Reguengos

Para encerrar a refeição, vinho fortificado Reguengos

Outra opção de restaurante no local é o Sabores de Monsaraz, que serve um ótimo Bacalhau com Migas, assado em lascas (24 euros para duas pessoas).  E na cidade de Reguengos de Monsaraz, pudemos conversar com toda diretoria da Carmim durante um jantar no restaurante A Moira, especializado em frutos do mar. Mais vinhos, mas pratos saborosos.

Monsaraz é uma pequena joia medieval. A única certeza é a de que a povoação já existia no período de ocupação muçulmana, devendo datar de então as suas primeiras fortificações. Ocupada pelos cristãos depois da conquista de Évora, seria posteriormente doada a ordem dos Templários e, após a extinção desta, passaria para a posse da Ordem de Cristo, sucessora daquela em Portugal. Ali visitei o pequeno museu que guarda registros da inquisição no local e também as imponentes muralhas do castelo. Segundo nos informaram, atualmente há 38 pessoas morando na vila, que é voltada ao turismo, com restaurantes, pequenas pousadas. e comércio de souvenirs.

1280px-MonsarazView

Aqui uma foto de Monsaraz diretamente do wikipedia

Vila de Monsaraz (foto SM)

Vila de Monsaraz (foto SM)

Castelo de Monsaraz

Castelo de Monsaraz

Devido ao solo rico em argila, há várias olarias na região. Fomos visitar uma das mais antigas, há várias gerações na mesma família, devidamente identificada por fotos na parede do local. Ali a Carmim nos proporcionou uma pequena aula, na qual cada um teve oportunidade de fazer um objeto em argila. Uma experiência diferente e deliciosa!

Olaria Patalim

Olaria Patalim

Gerações de proprietários da olaria

Gerações de proprietários da olaria

Meu momento

Meu momento “Ghost”

Aqui minha obra prima rsrsrs...

Aqui minha obra prima rsrsrs…

A chuva atrapalhou o programa da tarde, um passeio de barco, mas não tirou o bom humor do grupo, formado por

Camila Podolak, Gilza Severo,Thiago Torres, Gerson Foltran Jr, Roberta Chies, João Pensin e Evandro Giacobbo,  da Porto a Porto,  Rodrigo Correia de Oliveira, Juliana Mikbah, Gustavo Carvalhal e Thaís Carvalhal, da Casa Flora, e pelas jornalistas Elis Cabanilhas Glaser, Márcia Toccafondo e Marian Guimarães.  Turma nota 1.000!

Em breve conto sobre as outras vinícolas visitadas nesta viagem inesquecível!!

*       A jornalista viajou a convite das vinícolas e das importadoras Porto a Porto e Casa Flora.