Corda bamba
Chegou nesta quinta-feira ao gabinete da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, o processo que questiona a nomeação de Eduardo Requião, irmão do governador Roberto Requião (PMDB), para o cargo de chefe do Escritório de Representação do Paraná, em Brasília. Todos os documentos solicitados, tanto pela defesa, quanto pela acusação, já foram entregues. Na próxima semana, a ministra deve julgar o pedido de liminar que pede o afastamento do irmão de Requião. Fontes palacianas dizem que, depois de defenestrar o irmão mais novo, Maurício Requião, do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TC), a família anda com medo do STF.


Sem ponto
O senador Alvaro Dias (PSDB) pediu licença de uma semana para participar do inusitado terceiro turno em Londrina. No seu blog, ele se desculpa aos eleitores, dizendo que sua presença na cidade é importante, por se tratar da maior cidade do interior. Lá, ele faz campanha para Luiz Carlos Hauly (PSDB). “Essa é a razão de minha presença aqui até o próximo domingo quando a população elegerá seu prefeito”. Alvaro fez questão de citar que sua licença é não remunerada.


O irmão
O irmão de Alvaro, Osmar Dias (PDT), também está em Londrina, mas faz campanha para Barbosa Neto (PDT). Questionado se não iria ver a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, em Foz do Iguaçu: “vou sair de cena um pouquinho e deixar a ministra um pouco para a petezada”.


 Contrato de gestão
O prefeito Beto Richa reúne hoje todos os secretários e presidentes de órgãos do Município para a assinatura dos Contratos de Gestão — documentos elaborados para cada área da administração municipal, que trazem as metas e o detalhamento de todos os programas e projetos que deverão ser executados neste ano. Um dos compromissos assumidos pela equipe é a redução de pelo menos 10% nos gastos com custeio (gastos com pessoal, material de consumo e serviços de terceiros).


Provocação?
Os peemedebistas estão esperando qualquer escorregão ético do deputado estadual  Mauro Moraes (PMDB) para tentar expulsá-lo. Além de ter se tornardo ferrenho crítico do governo Requião, ele agora anda grudado com o prefeito Beto Richa. Ontem, ele levou para Beto Richa um exemplar da Folha de São Paulo, que mostra Beto em primeiro no rankin g nacional de prefeitos feito pelo Datafolha.  “Beto é o melhor prefeito do Brasil, será o melhor governador do Paraná”, afirmou ele no palanque da inauguração.


Mau humor
A liderança do prefeito Beto Richa (PSDB) no ranking Datafolha, aliás, deixou o governador Roberto Requião bem irritado ontem. Não quis comentar o resultado nem com os mais próximos.


Cutucão
Em entrevista ao Canal Rural , o governador Roberto Requião disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agido de forma correta, tomando as medidas apropriadas para o País sofrer o menos possível os impactos da crise internacional. Entretanto, disse Requião na entrevista, as medidas estão sendo implementadas de forma demasiadamente gradual. “O presidente Lula está certo, mas está implantando as medidas em doses homeopáticas, sendo que o momento exige tratamento alopático”, considerou. A entrevista com o governador foi feita logo depois do término da programação do período da manhã do seminário “Crise – desafios e soluções na América do Sul”, em Foz .


Insinuação
Ontem também, Requião comentou após palestra da ministra Dilma Roussef, que com o mesmo dinheiro construiria o dobro de casas que o governo Lula prometeu. Ninguém deu bola


Em alta
O SindSaúde está convocando os servidores da área para uma mobilização na próxima segunda-feira, dia 30, em frente ao Palácio das Araucárias, no período da manhã. Eles estão reivindicando a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria.


Em baixa
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) concedeu liminar suspendendo um processo de licitação realizado pela Prefeitura de Dois Vizinhos  para o serviço de fornecimento de gás. A decisão foi tomada na sessão do Pleno do Tribunal ontem.