A possível candidatura do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) ao governo do Rio no ano que vem está dividindo o PSDB. Pré-candidato do partido à Presidência, o governador de São Paulo, José Serra, continua apostando em Gabeira como o melhor palanque para ele no Estado – de acordo com tucanos paulistas. Sua preferência, no entanto, diverge totalmente da posição assumida pela direção do partido no Rio desde que a senadora Marina Silva (AC) se filiou ao PV, em agosto.

Livres
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu ontem um habeas-corpus em favor dos oito deputados estaduais de Alagoas acusados de descumprimento de ordem judicial. Os parlamentares fazem parte da Mesa Diretora da Assembleia e estavam com prisão decretada pelo desembargador Orlando Manso, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O pedido de habeas-corpus foi impetrado pelo procurador-geral da Assembleia, Marcos Guerra. A ordem de prisão incluía o presidente da Assembleia, Fernando Toledo (PSDB).

Possuída
Arlene Régis dos Santos, de 35 anos, foi presa nesta terça-feira, 29, acusada de assassinar dois dos seus três filhos, em Maceió. Segundo a polícia, Arlene teria estrangulado o filho de 7 anos e matado a facadas o de 11 anos, após um “ritual macabro”. A mãe disse ao delegado Antônio Carlos Lessa, que estava “possuída por uma entidade quando matou os filhos”. As crianças foram mortas por volta das 3 horas da madrugada, em uma residência de classe média, nas imediações do Aeroclube de Maceió.

“Big brother”
Moradores do Morro Santa Marta começam a se mobilizar contra as câmeras de segurança instaladas na favela – uma das medidas previstas pela Secretaria de Segurança dentro do projeto da Unidade de Policiamento Pacificadora (UPP). Eles se queixam que não foram consultados sobre o posicionamento dos equipamentos e que não têm informações sobre quem tem acessos às imagens nem o destino dado a elas.

Crueldade
A Polícia Civil de Salto, a 102 km de São Paulo, na região de Sorocaba, prendeu na segunda-feira o homem acusado de matar os irmãos Ian Henrique Souza, de 12 anos, e Ingrid, de 10, e de atear fogo na casa deles na tentativa de encobrir o crime. O presidiário Rogério Gimenes, de 24 anos, é tio das crianças e alegou que cometeu o duplo homicídio porque estava “entupido de droga”. Ele disse que havia misturado bebida alcoólica, cocaína e crack. A casa foi destruída pelo incêndio.