Em que medida o que uma marca entrega como valor é entendido como tal pelos clientes? Quais itens realmente são diferenciais da sua empresa em relação à concorrência? Uma pesquisa de satisfação encomendada pela incorporadora curitibana Swell Construções e Incorporações a uma empresa de consultoria local buscou responder a essas perguntas. Os entrevistados, compradores de três empreendimentos da empresa recentemente entregues em Curitiba, puderam dar uma nota para a companhia com base na percepção de seus produtos e serviços. O resultado surpreendeu, a média foi de 8,7, e credibilidade e qualidade foram os principais valores atribuídos à marca.

De acordo com o diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti, os investimentos da incorporadora em pesquisas de mercado, somada a um modelo de gestão baseado no controle familiar, favorece o desempenho. “Por sermos uma companhia de capital fechado e gestão composta por integrantes da família, no caso eu e meus irmãos, conseguimos atender melhor a demanda por moradias, desenvolvendo projetos exclusivos em bairros nobres de Curitiba, como Cabral, Mercês, Água Verde e Champagnat”, argumenta.

Esse modelo de gestão é o que, segundo a pesquisa, garante a avaliação do atendimento pelos clientes como excelente. “Os entrevistados afirmam que, pelo fato de ser uma empresa familiar, sentem-se bem em saber com quem estão falando, que não é necessário ligar para um 0800 e falar com uma atendente”, explica a diretora de marketing e compra da Swell Construções, Vanessa Pissetti.

Questionados se indicaram ou indicariam a construtora para algum amigo ou parente, todos os entrevistados afirmaram que o fariam ou já o fizeram. Para Leonardo Pissetti, o fato de incorporadora ter atuação regional permite maior conhecimento do mercado e garante mais dinamismo e proximidade no atendimento ao cliente. “Essa pessoalidade é tão grande que sentamos à mesa com o comprador até na assinatura do contrato de compra e venda. Acompanhamos de perto cada detalhe do planejamento, execução, comercialização e pós-venda do empreendimento. Além disso, não temos problemas de custo operacional e representatividade técnica fora do Estado, como é o caso das grandes companhias nacionais, o que nos garante mais estabilidade econômica”, comenta.

O estudo revelou ainda que entre os elementos de “desempate” na escolha de um imóvel novo para compra estão os selos e certificações que a empresa possui, especialmente a ISO 9001. “Segundo os clientes entrevistados, isso demonstra poder de qualidade, organização e padronização na obra, condições consideradas essenciais para um empreendimento de alto padrão”, diz Leonardo. Segundo o empresário, a pesquisa está sendo usada como base para a elaboração do projeto dos empreendimentos que a incorporadora vai lançar em 2016, em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês.