matte cultural logo

 

O Paraná está em festa e mais verde do que nunca. Vem aí o MATTE CULTURAL, evento inédito que terá sua 1ª edição nos próximos dias 9 e 10 de Julho no Memorial de Curitiba.

 Integrar a cultura paranaense é um dos principais objetivos, utilizando o resgate do ouro verde como pretexto para revirar o passado histórico e resgatar os valores e orgulho desse estado ervateiro que é composto por uma miscelânea de etnias.

 O projeto foi idealizado pela agência curitibana FoxPromo, que abre uma nova fase de produções em conjunto com um parceiro de peso, a Baldo, empresa que retrata a vanguarda do setor e ajuda a impulsionar o novo ciclo do mate. A empresa está em um momento especial e aproveita o evento Matte Cultural, para lançar seus chás, novidade que a cidade experimental do Brasil terá o prazer de conhecer.

As atrações são voltadas para os diversos públicos, mas sempre enfatizando trabalhos autorais e paranaenses.

 matte cultural Doxlogy Jazz Big Band

O início está marcado para as 12 horas de sábado, com o espaço de gastronomia e bebidas, ao som de muito jazz, e bate-papo com o apresentador Maurício Cruz da Rádio Educativa, apresentando obras do jazz e músicas instrumentais paranaenses. Para encerrar a noite sobe ao palco a Doxology Big Band com um incrível naipe de metais.

O domingo no Centro Histórico já é consagrado pela Feira do Largo da Ordem e as atrações continuam embalando o público regado com muito mate. O Causo é o Seguinte inicia os trabalhos em um musical que conta histórias de Norte ao Sul do país, mas tem seu texto adaptado para poder enfatizar o Paraná. Logo em seguida sobe ao palco o músico João Triska para uma apresentação mais do que especial.

matte cultural marra

Ainda há tempo para música medieval tomar conta do Memorial com a Mandala Folk, seguida pelo folk rock regionalista da Matte Na’Marra.

hillbilly

 

Para encerrar o festival com chave de ouro a Hillbilly Rawhide ecoará seus acordes pelo Largo da Ordem.

 fotografia © 2015 Rubens Nemitz Jr

A gastronomia do evento é assinada pelo chef Guilherme Guzela, que traz um cardápio recheado com delícias produzidas com mate.

 O chef do Bom Gourmet e da Eh Gastronomia também vai dar algumas sugestões para incluir a planta em outras receitas enquanto prepara os lanches.

 Além de todo entretenimento o evento traz peças do acervo de importantes museus para exibição no mezanino do Memorial, apresentando materiais do movimento paranista.

 E não para por aí! Obras produzidas especialmente para ocasião serão disputadas por colecionadores ao entardecer de domingo em uma espécie de Quem dá mais?

 A produção do evento fica por conta de Katia Kalinowski e o coordenador geral é André dos Santos (FoxPromo).

  PROGRAMAÇÃO

 Exposição – (organização de Ângela Zampier)

– Linha do Tempo – Museu Paranaense

– Obras de artistas que retratam a erva-mate – MON | Museu Alfredo Andersen

– Litografia – Museu da Gravura Cidade de Curitiba

– Barão do Serro Azul – Núcleo de Mídia e Conhecimento

– Quem dá mais? – Obras produzidas especialmente para o Matte Cultural poderão ser compradas ao término do evento. Artistas: Tiago Recchia, Celestino Dimas, Eva Parisi, Claudio Yuge, Fernando Rosenbaum, Eduardo Aguiar, entre outros.

Feira de Produtos e Serviços – Praça do Iguaçu

Baldo Erva-Mate

Chef Guzela – Eh Gastronomia

Bier Herr – Cerveja Artesanal

Hey Delícias – Sorvete

Apetrechos para Mate (Casa do Chimarrão)

Barbearia (Barbearia 041)

Embrapa (Apoio Institucional)

Roupas, Assessórios, Cosméticos, Turismo, Souvenirs e muito mais.

Shows

Dia 9 de Julho – sábado

16h – Maurício Cruz – Jazz Paranaense e às 19h30 – Doxology Big Band

 Dia 10 de Julho – domingo

11h – O Causo é o Seguinte | 13h – João Triska | 14h – Mandala Folk | 16h – Matte Na’Marra | 18h – Hillbilly Rawhide

 

MATTE CULTURAL

Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico de Curitiba.

Dia 9 de Julho – sábado das 16h às 21h30

Dia 10 de Julho – domingo das 11h às 19h

Entrada Franca.

fotos divulgação via assessoria