A ampliação da rede assistencial por meio da construção dos centros municipais de urgências médicas (CMUMs) Matriz e Tatuquara, a difusão da cultura da paz e dos hábitos relacionados à prevenção de doenças, além da maior articulação entre as estruturas pública e privada de saúde estão entre os ganhos que Curitiba terá no setor por ocasião da Copa do Mundo de 2014. O evento deverá trazer a Curitiba cerca de 600 mil visitantes brasileiros e estrangeiros para assistir aos quatro jogos que acontecerão na cidade e fazer turismo.

Os argumentos foram apresentados pelo diretor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira, durante a reunião da Câmara Técnica da Saúde. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (15), no Palácio das Araucárias, e foi presidida pelo secretário especial da Copa, Mário Celso Cunha, do governo do estado.

Para a área da saúde, os preparativos funcionam como um check list das ações que já fazem parte da sua rotina para atender os atuais 1,7 milhão de moradores da cidade. No caso da Vigilância em Saúde, que abrange as áreas sanitária e epidemiológica, equivale a ampliar a articulação com os estabelecimentos e serviços relacionados à saúde coletiva de todos os portes.

O objetivo é corrigir rotinas e, assim, diminuir os riscos de ocorrência de agravos a partir de locais tão diferentes como as cozinhas dos restaurantes, aparelhos de ar condicionado dos hotéis e instrumentos usados em salões de beleza e centros de estética.

A Câmara Técnica da Saúde, que se reuniu pela terceira vez esse ano, é formada por 22 representantes de entidades como as secretarias municipal e estadual de Saúde, hospitais, Corpo de Bombeiros e Associação Comercial do Paraná.