Advogados, médicos, engenheiros, professores, biólogos, entre outras profissões surgiram como um desejo de futuro no bate-papo realizado entre um grupo de adolescentes e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, no Centro da Juventude, no bairro Borda do Campo. A conversa fez parte da programação da 1ª Semana Municipal Antidrogas, e reuniu jovens atendidos pelos CAPS-I, pelo Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) e alunos das Escola Estadual Zilda Arns.

A guarda municipal Hellen Poli, que participou do bate-papo, explica que a dinâmica com as profissões e o futuro serviu para alertar o jovem sobre as drogas. “O caminho de um adulto bem sucedido não passa pelas drogas”, afirma. Para Hellen, a conversa com os adolescentes foi de grande valia. “Através da Guarda Comunitária, nós costumamos conversar com crianças de 8 a 10 anos, os adolescentes são um público diferente, pois eles já conhecem as drogas e até mesmo já tiveram contato ou conhecem quem teve. É uma abordagem diferente”, explica.

A Semana Antidrogas contém ações conjuntas entre as secretarias municipais da Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer, Cultura e Educação. No terminal central, na Estação da Sabedoria, a Secretaria Municipal de Cultura apresentou uma peça de teatro de bonecos e poesia ao pé do ouvido, enquanto as demais secretarias ficaram responsáveis por distribuição da cartilha e material informativo.