Neste sábado (24), às 18 e às 20 horas, mais de 300 alunos inscritos em projetos sociais de Campo Largo serão a atração principal na Casa da Cultura. As crianças e adolescentes irão apresentar o resultado do projeto TETEAR – Tempo de Temperar a Arte, desenvolvido pela Parabolé – Educação e Cultura.

Números de Circo, Música, Artes Plásticas, Dança, Teatro e Percussão estarão reunidos em um mesmo espetáculo, sendo todos protagonizados pelos próprios alunos. A apresentação é resultado de um trabalho de oficinas realizado durante todo o ano de 2012.

Além de ampliar as referências artísticas dos alunos e contribuir para a sua educação, o projeto (que está em sua segunda edição) desperta a criatividade e promove a socialização. “Este é um trabalho que fascina todos os que se envolvem, pois atendemos um público que detém muita energia e vazão criativa e que guarda potencialidades pouco estimuladas pelas escolas em sua educação formal. São crianças e adolescentes muito corajosos, empenhados em suas conquistas, que no Tetear encontram espaço para se expressar, brincar e produzir de fato”, explica o arte-educador e coordenador do projeto, Nélio Spréa.

A ludicidade, explica Spréa, é apontada como um dos principais referenciais pedagógicos de todo esse trabalho. “As propostas lúdicas favorecem a adesão dos alunos, tornando o processo de aprendizagem prazeroso, além de potencializar a criação”, fala Spréa. Por meio de ações lúdicas, os participantes superam algumas dificuldades lançadas pelas oficinas, encontrando a possibilidade de se autoafirmarem. Outro resultado é a ampliação das referências culturais que o contato com profissionais especializados em diferentes linguagens artísticas lhes conferem.