Atendendo pedido apresentado pela Prefeitura da Lapa, a gerência da Sanepar apresentou à prefeita Leila Klenk o projeto para a implantação de rede coletora de esgoto sanitário que atenderá ruas do Tamanqueiro, Peripau e final da Avenida Dr. Manoel Pedro. Depois de toda a infraestrutura instalada, os moradores destas regiões poderão acabar com o uso das fossas sépticas, melhorando a preservação do meio ambiente, em especial a área do manancial de captação de água do Peripau, proporcionando melhor qualidade de vida não só aos moradores de local, mas para toda a população lapeana que utiliza a água deste manancial.

Para a prefeita Leila, os novos investimentos garantem continuidade à meta de atender 100% da área urbana da Lapa com esgotamento sanitário. “Na atual gestão a Lapa recebeu mais de 15 Km de rede coletora de esgoto, uma marca histórica e fizemos estes investimentos pensando no futuro e na saúde pública de nossa cidade”, declara a prefeita.

Assim como ocorreu na Vila Esperança, onde a rede foi implantada em 2014 após o município levar até a Sanepar dados que comprovaram a topografia favorável, tornando a obra mais barata e viável, o esgoto na região final da Avenida Dr. Manoel Pedro vinha sendo adiado pela Sanepar nos últimos anos pela necessidade de pelo menos 03 estações elevatórias. Porém, a Prefeitura trabalhou junto à Sanepar uma nova proposta de projeto e ficou estabelecida a necessidade de apenas uma estação, o que reduz o custo significativamente.

A próxima etapa será a elaboração do projeto executivo, em fase de planejamento por parte de técnicos da Sanepar e aguardando recursos para execução. O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 2 milhões.