Aconteceu na quarta-feira (12), reunião da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) na sede da Prefeitura de Guaratuba. Estiveram presentes o presidente da associação e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, o prefeito de Morretes, Osmair Costa Coelho e representantes dos demais municípios integrantes da associação: Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Pontal do Paraná. O presidente da AMLIPA, Roberto Justus, falou da importância de definir ações de maneira mais estratégica e com consultorias técnicas na instauração de um Plano de Desenvolvimento Regional.

Sobre o plano, prefeitos e representantes expuseram suas ideias para o desenvolvimento regional, como pensar nas pontencialidades dos municípios e as demandas particulares. Como associação, unidos, os municípios do litoral são mais fortes para agirem, mesmo que as questões sejam individuais, ressaltou Roberto Justus.

Durante a reunião foi lida uma carta que a associação enviará ao presidente da República, Michel Temer, abordando a importância da manutenção e aprimoramento da Política de Conteúdo Local (PCL). Ainda, especialista convidado pela presidência da associação, José Luiz Bolicenha, engenheiro do IAP-PR, explanou sobre a autonomia de licenciamento e fiscalização ambiental. Com as especificidades da região do litoral, a intenção, ainda em debate é a criação de um Consórcio dos Municípios para o licenciamento e fiscalização ambiental.