No próximo dia 23 de agosto, a partir das 9h, será realizada na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, a abertura do Censo Agropecuário 2017, que pretende ser o mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira já feito pelo IBGE.

No dia será feita uma apresentação para os produtores e empreendedores da área rural da cidade sobre como vai funcionar o “Censo Agro 2017” no município – com a participação de secretários municipais, técnicos da Prefeitura e os chefes da agência do IBGE em São José dos Pinhais e o chefe da unidade estadual do Paraná.

 

 

A pesquisa será realizada em todos os estabelecimentos agropecuários de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Tijucas do Sul e é muito importante a participação dos produtores para que estejam abertos ao diálogo quando os recenseadores chegarem em suas portas, reforça o IBGE, que visa coletar um índice altíssimo de dados, já que o último censo Agropecuário foi em 2007 – lapso de 10 anos.

Censo Agro
Principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira, o Censo Agro vai a campo a partir de 1º de outubro desse ano.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animas de grande, médio e pequeno porte, aqüicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 20 de setembro de 2017 para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Para a realização da pesquisa, está prevista a contratação temporária de mais de 26 mil pessoas dentre Analistas Censitários, Agentes Censitários e Recenseadores, através de processos seletivos simplificados.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.