Representantes da Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, universidades e de organizações não governamentais deram início, na última quinta-feira (24/8), às discussões para elaboração de um documento com orientações para a conservação da biodiversidade de Curitiba e Região Metropolitana. A reunião técnica aconteceu na Unilivre, junto ao Bosque Zanineli, e foi organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A entidade tem parceria com a Prefeitura desde 2008.

O documento construído durante a reunião ainda será revisado e validado pelas instituições convidadas. Após a validação, será finalizado e a previsão é de que seja apresentado aos prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba em outubro.

 

 

O objetivo é trocar experiências e construir uma agenda comum que permita aumentar os mecanismos de preservação da vegetação e da fauna presentes na região. A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, destaca que é preciso ampliar esta discussão e o melhor momento para fazer isso é quando ainda se está no início das gestões municipais. “Essa é a hora exata de se construir mecanismos de preservação da biodiversidade e também de compartilhar experiências”, avalia.

Marilza acrescenta que normas como a Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo estão sendo revistas e é uma solicitação do prefeito Rafael Greca que os instrumentos legais sejam atualizados para buscar a maior conservação. “Essa preocupação se estende para a Região Metropolitana, que tem um fórum como o Pró-Metrópole, que facilita essa discussão”, completa a secretária.