Na sexta-feira (29) a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Araucária (SMTE) realizou um evento voltado para inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS: o Dia D. Cerca de 60 pessoas e 15 empresas passaram pelo local e participaram das atividades programadas para a data: foram duas palestras e uma seletiva para vagas de emprego.

A primeira palestra foi realizada por Ozias Fernando Sales, um advogado que possui deficiência visual. O profissional contou um pouco de sua experiência no mercado de trabalho e aproveitou para incentivar os trabalhadores a buscar oportunidades. “Vamos estudar e fazer a nossa parte, ocupar nosso espaço. Muitos de nós estão concorrendo no mercado de trabalho de igual para igual com as pessoas sem deficiência”, salientou.

 

 

Outra palestra foi ministrada para empresários para falar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, legislação vigente, informações de vagas de emprego, discutiu sobre demandas e tirou dúvidas. Conduziram o encontro a Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho – Daiana Cristina K. Pigozzo, a presidente da Associação dos Empresários da Cidade Industrial Araucária (AECIAR) – Fanny Solange Busato e a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) – Gisele Zolnier.

Ainda durante o evento, algumas informações sobre o INSS foram fornecidas por assistentes sociais, houve apresentação de tango da APAE, uma ginástica laboral foi conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e foi realizada uma apresentação de canto. A sede da SMTE fica na Rodovia do Xisto, nº 5815 (entrada pela rua dos fundos). Mais informações: (41) 3643-4180.