Campo Largo acaba de receber o reconhecimento de suas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e seu papel como articulador do crescimento sustentável do Paraná. O Prêmio ODS foi outorgado na última terça-feira (17), em Curitiba, e entregue pelo secretário Eduardo Fernandes, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, nesta quinta-feira (19), ao prefeito Marcelo Puppi, em solenidade no gabinete do Governo Municipal, com a presença dos prefeitos Luiz Costa, de Balsa Nova e Carlos Eugênio Stabach, de Contenda.

Junto com o Prêmio, Campo Largo recebeu também o Selo ODS/Sesi, o que garante ao Município utilizar, em todos os seus programas e publicações, a distinção. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

 

 
Campo Largo se destacou pelo trabalho que vem realizando no tratamento de resíduos, através do projeto Elos da Sustentabilidade, desenvolvido em apoio aos catadores de materiais recicláveis, com o objetivo da inclusão social. Os resíduos recicláveis que antes eram enviados diretamente ao aterro sanitário, passaram a ser destinados aos catadores, através das associações de reciclagem. O projeto já havia recebido o Prêmio Estadual Gestor Público Paraná e dois nacionais, o Prêmio Caixa de Melhores Práticas e III Prêmio Pró – Catador da Presidência da República. Agora, ao receber o prêmio da ONU, o projeto se credencia a participar do Prêmio Internacional, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O trabalho campo-larguense tem a coordenação da bióloga Walquiria Menna Brusamolin Santos, secretária executiva do Grupo R – 20 do Paraná e conta com o apoio das secretarias municipais e estaduais, além de outras entidades parceiras. Quatro associações integram o projeto : Associação Amigos da Reciclagem – ASSUR, criada em 2007, Associação de Reciclagem Campolarguense – ARC, criada em 2013, Associação de Reciclagem Lutar e Vencer – ARL, criada em 2014, e Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente – ARAMA, criada em 2014.