Eliana-Aparecida-dos-Santos-768×556
Foto: Eliana Aparecida dos Santos/Arquidiocese

A celebração de Corpus Christi deste ano promete ser ainda mais emocionante em Curitiba com a participação de equipes de teatro trazendo à vida as cenas da vida de Jesus Cristo. Inspiradas no tema “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”, as cinco cenas planejadas para este ano serão baseadas em momentos em que a paz foi central na vida e missão de Jesus. A expectativa é que 120 mil pessoas participem da procissão do dia 30 de maio.

As cenas incluirão o nascimento de Jesus como esperança de paz para os homens, a prisão de Jesus em um contexto de violência, o episódio da mulher adúltera como um apelo à cessação da violência, o banquete eucarístico como expressão da paz e o sermão da montanha, onde Jesus declara bem-aventurados aqueles que buscam a paz.

Grupos teatrais

Os grupos de teatro amadores das paróquias São Lucas, Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani, Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Uberaba e Nossa Senhora da Conceição de Almirante Tamandaré, que já participaram nos anos anteriores, retornarão aos palcos montados ao longo da Avenida Candido de Abreu. A novidade este ano é a Aretés – Cia Teatral Católica, que se une a esta iniciativa evangelizadora.

A equipe de teatro é organizada e coordenada pelo Setor Juventude e Comissão de Novas Comunidades. Sergio Coutinho, da Canção Nova, destaca que o objetivo desta ação é ampliar a mensagem da data. “Levar a vida de Jesus para a procissão de Corpus Christi por meio do teatro é uma forma de enriquecer ainda mais a mensagem já tão significativa que esta data nos traz. O público pode esperar muita entrega e dedicação de todos os envolvidos”, adianta Sergio.

Na Avenida Cândido de Abreu

O teatro de Corpus Christi acontece desde 2021 e será realizado nos palcos montados ao longo da Avenida. Candido de Abreu, rota dos tapetes e da procissão de Jesus Eucarístico. As encenações ocorrerão após a missa, que terá início às 15h. A procissão está prevista para começar às 16h30. Ao longo do trajeto, os grupos de teatro repetirão as cenas várias vezes, permitindo que toda a procissão as contemple.