A licitação para execução da primeira etapa de obras do Parque Ambiental Piraquara foi autorizada na segunda-feira (30) pelo governador Beto Richa. O projeto é de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e vai melhorar as condições de drenagem na região e contribuir para preservação da qualidade da água. O parque está localizado no bairro Guarituba, às margens da rodovia João Leopoldo Jacomel, em Piraquara. A área possui cerca de 81 hectares e também vai abrigar quadra esportiva, academia ao ar livre, pista de caminhada, playground e churrasqueira.

O acesso ao local será facilitado com as obras de duplicação que o governo está fazendo na rodovia. Os projetos básico e executivo receberam recursos a fundo perdido do Ministério das Cidades. A contratação da primeira etapa da obra será na modalidade de concorrência pública, tipo menor preço. O preço máximo é de R$ 6.495.708,76 e o prazo de execução é de 12 meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço.

 

 

MAIS PARQUES – A Comec também está finalizando os projetos executivos do Parque Natural do Iguaçu (Araucária) e do Parque Ambiental Itaqui (São José dos Pinhais) e busca recursos para sua execução. Outra área em estudo de concepção e projeto é o Parque Metropolitano do Iguaçu, que abrange São José dos Pinhais e Piraquara. O Parque Ambiental Palmital (Pinhais) já começou a ser executado em 2015 pelo Instituto das Águas do Paraná.

O presidente da Comec, Omar Akel, explicou que a construção dos parques faz parte do programa de drenagem metropolitana. “Os cinco parques pegam o Vale do Iguaçu, que é um local importante para o controle de cheias. Eles também vão permitir a implantação de espaços de lazer para a população da região”, disse.