Os 16 jogos que dão início hoje à fase eliminatória da Liga Europa vão começar a separar o joio do trigo. Times como Chelsea, Atlético de Madrid, Inter de Milão e Napoli devem provar que pertencem mesmo ao segundo saco, o dos cereais, e não ao das ervas daninhas. O Atlético de Madrid espera repetir a boa colheita do ano passado — em que foi campeão da Liga Europa —, contra o Rubin Kazan, no Estádio Vicente Calderón. Curiosamente, a partida marca a estreia do artilheiro colombiano Falcao García, poupado na fase de grupos da competição para se dedicar unicamente ao Campeonato Espanhol, no qual ocupa a vice-liderança (atrás apenas do Barcelona). Os espanhóis têm a marca impressionante de 20 vitórias consecutivas em casa (mas somam um empate e duas derrotas nos últimos jogos fora do seu celeiro pelo Campeonato Espanhol).
Depois de ficar em terceiro lugar no seu grupo na Liga dos Campeões, dando o vexame de ser eliminado precocemente mesmo sendo o campeão vigente, o Chelsea entra como favorito no confronto contra o Sparta Praga. Distante da briga pelo título italiano, a Inter de Milão transformou a Liga Europa na salvação da lavoura na temporada. Hoje, vai visitar o Cluj, campeão romeno que também vem da Liga dos Campeões: ficou em terceiro no grupo que tinha Manchester United, Galatasaray e Sporting Lisboa. O Napoli perdeu terreno para a líder Juventus na última rodada do Campeonato Italiano – a distância agora é de cinco pontos -, mas vai tentar se recuperar na partida contra o Viktoria Plzen, repetindo o discurso da Inter de respeito ao adversário.

Liga dos campeões
Com gol no fim, o Borussia Dortmund arrancou o empate com o Shakhtar Donetsk por 2 a 2, ontem, na Ucrânia, também pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O zagueiro Hummels foi o responsável pelo empate já aos 42 minutos do segundo tempo. O empate deixou o Borussia Dortmund em situação mais confortável, afinal os gols marcados fora de casa servem como critério de desempate no confronto. Uma vitória simples no jogo da volta, no dia 5 de março, na Alemanha, garante o atual bicampeão alemão na próxima fase da competição europeia.

Santos
Depois da reestreia ruim no Santos, na derrota por 3 a 1 para o Paulista, no último domingo, no Pacaembu, o volante Marcos Assunção afirmou ontem, em entrevista no CT Rei Pelé, que o time tem obrigação de reagir já no próximo domingo, diante da Ponte Preta, em Campinas, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O veterano volante de 36 anos, que voltou agora ao clube onde jogou entre 1995 e 1999, admitiu que ficou devendo um melhor futebol contra o Paulista e exaltou a necessidade de o Santos voltar a vencer diante da Ponte Preta. Time grande não pode sofrer duas derrotas (seguidas), falou.

Corinthians
O Corinthians vai chegar ao clássico de domingo mais inteiro que o Palmeiras, que estreia na Libertadores na noite de hoje, contra o Sporting Cristal. Mas esta será a última semana livre que a equipe do técnico Tite terá até metade de abril. O clássico pela oitava rodada do Paulistão marca o início de uma maratona de 17 jogos dentro de 57 dias para o Corinthians. Esse período engloba todos as partidas da fase de grupos da Libertadores e praticamente toda a primeira fase do campeonato estadual.

Vasco
A diretoria do Vasco se reuniu ontem em São Januário e decidiu reintegrar o zagueiro Rodolfo ao elenco. Apesar de ter sido titular em boa parte da temporada passada, o atleta foi comunicado pelo clube, no fim de 2012, que estava liberado para negociar com outra equipe. Assim, ele foi excluído da pré-temporada vascaína no início deste ano, em Pinheiral (RJ). Agora, porém, volta a ficar à disposição do técnico Gaúcho.

Flamengo
Grande contratação do Flamengo para a temporada, o meia Carlos Eduardo pode ser titular no clássico com o Botafogo, domingo, no Engenhão. Nesta quarta-feira, o técnico Dorival Júnior escalou o novo camisa 10 no time, durante o treino no CT Ninho do Urubu, indicando que deve utilizá-lo pela primeira vez. O artilheiro Hernane elogiou o novo companheiro de equipe. “É um jogador de muita qualidade, muita habilidade, vai nos ajudar muito. Ele é canhoto, o Rafinha é parecido, mas é destro. Ele foi cobiçado por grandes clubes, esperamos que ele possa render tudo aquilo que nós esperamos”, disse o atacante, que fez três gols no treino.

Botafogo
O técnico Oswaldo de Oliveira começou a montar o time do Botafogo para o clássico contra o Flamengo, domingo, no Engenhão. A principal dúvida está no meio-de-campo, já que o volante Marcelo Mattos torceu o tornozelo direito há uma semana e, no treino de ontem, não foi para o campo. Sem opções para o setor, o treinador pode ser obrigado a improvisar o lateral-esquerdo Julio Cesar.