O prefeito Beto Richa recebeu nesta terça-feira (18) um grupo de diretores da operação brasileira do grupo mexicano Coppel, que atua no varejo de móveis, eletrodomésticos e confecções. Os empreendedores anunciaram oficialmente ao prefeito a intenção de abrir quatro lojas de departamentos e um centro de distribuição em Curitiba e região até o final do primeiro trimestre de 2010. Os empreendimentos devem criar inicialmente em torno de 600 empregos diretos. Uma loja será na Rua XV de Novembro, uma no Portão e duas outras serão em municípios da RMC.

“Ficamos muito contentes com essa notícia, principalmente porque representa novos postos de trabalho e que o grupo trabalhará com fornecedores da economia local”, comentou o prefeito Beto Richa.

O diretor da empresa no Brasil, Gilmar Godoy, disse que os estudos para expansão internacional da empresa começaram há cinco anos e que Curitiba é a primeira iniciativa concreta na América Latina. “Visitamos várias cidades e chegamos a um consenso em relação a Curitiba, que está estrategicamente localizada próxima de centros fornecedores, oferece boa infraestrutura viária, acesso a portos, ao Mercosul e possui renda per capita interessante, além de ser uma cidade teste”, afirmou. “No primeiro momento vamos entrar, conhecer o consumidor, consolidar a operação e posteriormente expandir pelo Brasil. Mas a Coppel nasce em Curitiba, como empresa brasileira.”

Para estabelecer-se em Curitiba a Coppel contratou uma equipe de 60 pessoas, todas vivendo no Paraná. O grupo foi levado ao México para um período de treinamento e imersão cultural de mais de um ano. Também foram contratadas outras 12 empresas que estão responsáveis, entre outras coisas, pela adaptação dos projetos das novas lojas e recrutamento de pessoal. “Não estamos criando uma empresa mexicana, estamos criando uma empresa brasileira e vamos oferecer um serviço completo, de qualidade, juntando nossas melhores experiências com as dos brasileiros”, afirmou Davi Coppel, membro da família fundadora do grupo comercial.

O conselheiro comercial da agência governamental de desenvolvimento Pro México, Juan Manoel Pinto Correa, que acompanhou o encontro, disse que assim como a Coppel, há outros empresários mexicanos buscando oportunidades no Brasil e Curitiba é uma das cidades que mais tem atraído interesse dessas empresas. “Os negócios com o Brasil certamente irão crescer muito nos próximos anos”, disse o conselheiro.

O Grupo Coppel tem quase 70 anos de atuação no México. Começou pela cidade de Culiacán e hoje possui 65 mil colaboradores e mais de 800 pontos de venda no país. O grupo tem ainda um banco e uma financeira. No Brasil, junto com as lojas de departamentos, a Coppel terá uma empresa de prestação de serviços, uma transportadora e uma financeira própria. A empresa também está se instalando em Buenos Aires, na Argentina.