As vendas de amendoim doces e aperitivos salgados à base de amendoim durante os meses de maio, junho e julho representam 28% do faturamento total das indústrias do setor durante o ano. A explicação para o número são os eventos do período: a Festa Junina e, este ano especificamente, a Copa do Mundo. A estimativa da é que o setor fature R$ 1,5 bilhões este ano, 15% a mais que em 2009, quando a receita foi de R$ 1,3 bilhões.

Com os jogos e comemorações da Copa do Mundo, a movimentação no mercado de snacks salgados é maior e impulsiona ainda mais as vendas no período. Por isso, estima-se para este ano um aumento de vendas 50% em relação ao mesmo período de 2009. Para os amendoins, especificamente, a estimativa é de aumento de 20% em relação ao consumo do ano passado.

“O amendoim é um dos snacks preferidos no Brasil quando se trata de eventos festivos, principalmente a Copa do Mundo de futebol, além de ser um produto acessível a todas as classes sociais”, afirma Renato Fechino, vice-presidente do setor de amendoim da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

As indústrias do ramo já começam a incrementar suas produções e lançamentos. A Dori Alimentos lançou dois produtos recentemente. “Para as festas desse período a Dori pensou em dois tipos novos de snack: um amendoim confeitado sabor caramelo e o amendoim Pettiz, que vem em embalagem confeccionada em um material que mantém o ambiente interno, preservando a crocância”, explica o gerente de marketing da empresa, Jean Paiva.