O documentário Trânsito Caiçaras em Redes Fandangueiras, fruto de pesquisa realizada pela Professora Patrícia Martins, do Câmpus Paranaguá, e dirigido por Flávio Rocha, será lançado nesta segunda-feira (07), na Cinemateca de Curitiba. A obra trata do Fandango Caiçara, dança tradicional das comunidades caiçaras que habitam a região de mata atlântica entre o litoral norte do Paraná e sul de São Paulo. Os autores partem dos bailes de fandango para resgatar detalhes, como a confecção dos instrumentos, e a memória do ritmo, que pode se tornar patrimônio imaterial brasileiro.

Na mesma ocasião, também será lançado o documentário Quilombolas das Lauráceas, do mesmo diretor, produzido por Jandaira Santos Moscal e Tatiana Kaminski.

Do Vale do Ribeira ao litoral, os documentários Quilombolas das Lauráceas e Trânsitos Caiçaras em redes fandangueiras tratam das fronteiras fluídas que, para além dos limites geopolíticos, constituem relações entre os estados do Paraná e São Paulo. Ambos foram produzidos por meio da Bolsa de Produção Crítica em Culturas Populares, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre 2010 e 2011, trazendo para a linguagem audiovisual as linguagens destes territórios culturais.

Serviço:

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Data e horário: Dia 07 de maio de 2012 (segunda-feira), às 19h

 

Preço: Entrada Franca