Uma nova geração de tecnologias promete ajudar os motoristas a enfrentar os engarrafamentos, informou a Ford nesta quarta-feira (27) em comunicado. De acordo com a empresa, o desenvolvimento da tecnologia pode ajudar a economizar tempo, recursos, reduzir as emissões, melhorar a segurança e diminuir a tensão dos motoristas.

Duas dessas tecnologias são assistência em engarrafamentos e uma versão avançada da assistência ativa de estacionamento, que permitirá parar também em vagas perpendiculares sem precisar usar as mãos. Elas foram projetadas para reduzir o estresse do motorista, interagindo com o ambiente.

A assistência em engarrafamentos, de acordo com a Ford, é uma tecnologia inteligente que está sendo desenvolvida para o médio prazo. Ela usa a tecnologia de radar e câmeras para manter o veículo na mesma velocidade dos demais e também dentro da faixa, com controle automático de direção. O objetivo é reduzir o estresse do motorista e contribuir para a fluidez do trânsito. 

A assistência em engarrafamentos pode ser usada em locais onde não haja pedestres, ciclistas ou animais e as linhas estejam bem sinalizadas. O equipamento pode ser desenvolvido para responder às mudanças nas condições do trânsito à frente e, também, incluir dispositivos para manter o motorista informado e alerta. 

A tecnologia de assistência de estacionamento, já oferecida pela Ford como opcional em alguns modelos na Europa, permite ao motorista estacionar em vagas paralelas sem precisar mexer na direção. A Ford informou que planeja, em curto prazo, aprimorar o sistema para que ele seja capaz também de estacionar em vagas perpendiculares.

Ele vai utilizar as mesmas tecnologias, com sensores ultrassônicos para medir a largura e o comprimento da vaga e manobrar o veículo dentro dela, controlando a direção elétrica.

A assistência de estacionamento é ativada por um botão no console central. Quando o sistema encontra uma vaga adequada, avisa com um sinal visual e sonoro. Ele então orienta o motorista a engatar a ré e a acionar os freios e o acelerador, se necessário, enquanto controla a direção.

O sensor de ré monitora os obstáculos que estão fora do campo de visão do motorista na traseira. Onde não há espaço suficiente para fazer a manobra de uma vez só, o sistema orienta o motorista a mover o carro para frente ou para trás, conforme a necessidade. Quando a operação termina, ele emite outro sinal.