O Coritiba se segurou fora na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (22), o time empatou com o Bahia em 2 a 2, no estádio de Pituaçu, em Salvador.O time paranaense chegou ao empate depois de estar perdendo por 2 a 0, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Até o momento de a 11ª rodada começar, ainda no sábado (21), o Coritiba estava em 15º lugar. Quando entrou em campo, os jogos anteriores da rodada o haviam derrubado para a 17ª posição. O empate o fez subir uma posição, para 16º, com 9 pontos.

O Coritiba nem volta para Curitiba depois desse jogo. De Salvador, segue para Recife, onde enfrenta o Náutico, na quarta-feira (25). Para esse jogo, Oliveira pode contar, se quiser, com os retornos de Lucas Mendes, Pereira e Lincoln, que estavam suspensos neste domingo.

Jogo

O técnico Marcelo Oliveira mudou, por conta própria, dois jogadores: Jonas entrou na lateral-direita, em vez de Ayrton, e Tiago Primão entrou no meio-campo, empurrando Roberto para o comando de ataque – com isso, Everton Costa saiu do time. Além disso, Pereira, suspenso, deu lugar a Démerson. E Rafinha, machucado, foi substituído por Robinho. Analisando bem o adversário, que tem cinco jogadores altos, a gente teve mudar nosso jogo. Ele (Jonas) vai melhorar a bola alta defensiva, justificou Oliveira, sobre a entrada de Jonas. O Primão entra numa linha de três meias,fazendo o lado do campo, com Everton Ribeiro e Robinho, e o Roberto mais solto na frente, explicou.

O Bahia ainda estava sem técnico efetivo – Caio Júnior, contratado para o lugar de Falcão, apenas assistiu ao jogo – e apostou num quarteto de longa quilometragem: Kléberson (pentacampeão mundial em 2002), Mancini (seleção pré-olímpica de 2000 e que ficou sete anos no futebol italiano), Zé Roberto (campeão nacional pelo Flamengo em 2009) e Souza (artilheiro do Brasileirão de 2006).

Logo no começo, os quatro exploraram a fragilidade na grande área coxa-branca. Démerson e Emerson foram combater Zé Roberto, que havia recebido passe de Kléberson, pelo lado direito da defesa. E deixaram Souza – que depois recebeu a bola na área – com Chico e Jonas marcando à distância. O atacante do Bahia girou e bateu para marcar 1 a 0. Dos 22 gols sofridos, foi o 19º de dentro da área, com bola rolando.

Após o gol, o Coritiba tentou responder, mas não apresentava organização. Foi apenas uma jogada tramada à base de passes até os 25 minutos. Depois disso, o time até exigiu algumas defesas de Marcelo Lomba, mas nada além disso.

Para o segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira sacou os meias Everton Ribeiro e Tiago Primão para colocar Everton Costa e Leonardo- que jogava pela primeira vez após retorna da China. O Everton Costa entra na posição dele, pelo lado esquerdo, o Roberto vai para a posição de origem (meia-atacante pelo lado direito) e o Leonardo fica pelo meio (como centroavante), justificou Oliveira, que ainda se queixou da marcação: A gente teve marcação muito light. O Bahia tem jogadores experientes.

A tal marcação light de que Oliveira se queixou apareceu logo no primeiro minuto, quando Chico perdeu uma bola no meio-campo e ela caiu com Kléberson, que cruzou. Mancini, na risca da pequena área, fez 2 a 0, de cabeça sem ser incomodado.

Somente depois disso o Coritiba teve condições de ver se as substituições dariam certo. O time paranaense tentou trocar passes, embora de forma desorganizada. Mas conseguiu crescer graças a lançamentos executados pelos volantes. Aos 14 minutos, Roberto teve uma boa chance de descontar, mas perdeu.

Progressivamente entusiasmado, o Coritiba fez dois gols num intervalo de três minutos. Aos 20, Robinho cruzou da esquerda e Everton Costa na risca da pequena área, fez o primeiro gol coxa-branca. Aos 23, Robinho cruzou de novo, mas pelo lado direito. O zagueiro Emerson apareceu na área e tocou para dentro, marcando 2 a 2. Foi o 11º gol do zagueiro no ano – e o primeiro com o pé. Com 21 gols pelo clube, ele é o zagueiro que marcou gols pelo Coritiba.

Nos 20 minutos finais, os times se alternaram em chances de ataque, mas nenhuma efetiva. Na melhor delas, Souza apareceu na cara o gol e chutou, para grande defesa de Vanderlei. Com isso, o placar não se mexeu mais até o fim.

Bahia 2 x 2 Coritiba

Bahia

Marcelo Lomba; Fabinho, Titi, Lucas Fonseca e Gerley; Faehl, Hélder, Kléberson (Ciro) e Mancini (Jones); Zé Roberto (Vander) e Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

Coritiba

Vanderlei; Jonas, Démerson, Emerson e Chico (Ayrton); Willian, Júnior Urso, Robinho, Everton Ribeiro (Everton Costa) e Thiago Primão (Leonardo); Roberto. Técnico: Marcelo Oliveira.

Gol: Souza (10-1º), Mancini (1-2º), Everton Costa (20-2º), Emerson (23-2º)

Cartões amarelos: Robinho, Chico, Kléberson, Emerson

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Renda: R$ 105.825

Público: 8.380

Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador, domingo


Principais lances de Bahia x Coritiba

Primeiro tempo
2 – Mancini chuta de longe e manda por cima
4 – Robinho lança ainda de seu campo. Roberto, na área, finaliza por cima do gol
10 – Gol do Bahia. Zé Roberto cruza para Souza, na área. Ele domina, gira e chuta no canto direito de Vanderlei
13 – Robinho faz jogada e deixa com Roberto, que é travado por Lucas Fonseca na hora do chute. A bola cai com Everton Ribeiro, que tenta de cobertura e manda por cima
23 – Mancini ganha de Jonas e chuta cruzado. Vanderlei defende
26 – Jonas cruza. Marcelo Lomba pega antes da chegada de Roberto
26 – Jonas tabela com Primão, recebe e chuta rasteiro. Marcelo Lomba cai e pega
34 – Everton Ribeiro apanha sobra da defesa e bate forte. Marcelo Lomba salta e pega no canto direito
38 – Robinho cobra falta de longe. A bola vai ao gol, mas sai à esquerda
39 – Kléberson recebe de Souza e bate de longe, com perigo, mas por cima

Segundo tempo
1 – Gol do Bahia. Kléberson cruza da direita. Mancini surge na pequena área e cabeceia para dentro
11 – Zé Roberto dribla Chico e dá para Hélder, que bate por cima
12 – Júnior Urso recebe e bate a gol de fora da area, por cima
14 – Chico cruza. Robinho não alcança. Roberto domina, passa por Ávine e, de frente para o gol, bate por cima
16 – Souza recebe a bola na área, domina e chuta. Vanderlei defende em dois tempos
20– Gol do Coritiba. Robinho cruza. Everton Costa se antecipa à marcação e, na risca da pequena área, cabeceia para dentro
23 – Gol do Coritiba. Robinho cruza da direita. Emerson surge na área e toca. A bola bate no travessão e entra
27 – Souza recebe e toca para Fabinho, que bate de primeira. A bola assusta e sai à esquerda
32 – Roberto domina e chuta. A bola resvala na zaga e leva perigo, mas sai
37 – Souza ganha de Démerson e cruza. A bola bate em Ciro e quase entra no canto, mas Vanderlei pega
40 – Souza faz a jogada e toca para Fabinho, que chuta cruzado. Emerson trava na hora H
41 – Souza recebe em velocidade, entra na área e finaliza no canto esquerdo. Vanderlei faz defesa milagrosa
44 – Ciro recebe na área, dribla Démerson e fura o chute. A bola cai com Hélder, que, de frente para o gol, bate por cima
48 – Everton Costa puxa contra-ataque e rola para Leonardo, que bate por cima