Capital da contracultura americana, do movimento hippie, da militância gay e, atualmente, da alimentação saudável… San Francisco, na Califórnia, é uma das cidades mais simpáticas do mundo. É um local prazeroso para visitar em qualquer época do ano (mesmo no inverno) e, melhor de tudo, também é um bom destino para viajar com as crianças.
A cidade, além de linda, é repleta de parques e museus. No Golden Gate Park, um lugar ótimo para passear, está a Academia de Ciências da Califórnia (www.calacademy.org/) que abriga um museu de história natural extraordinário com direito a aquário, planetário, um jacaré albino e muitas outras atrações. Em outubro deste ano já está programada, no dia 27, um superhalloween com atividades para todas as idades.
Exatamente em frente a Academia de Ciências está o museu De Young (http://deyoung.famsf.org/). Um prédio moderno que tem sempre exposições temporárias de altíssimo nível. Muitas vezes não são ideais para ir com os filhos. Mas, estando lá… não custa conferir.
Outro museu que é indicado para as crianças é o Exploratorium (www.exploratorium.edu/), um museu interativo sensacional onde as crianças aprendem brincando com experiências cientificas. Depois de convencê-las a entrar no museu, o difícil é fazê-las sair.
Ir para San Francisco e não andar nos tradicionais cable car (os bondinhos elétricos que sobem e descem as ladeiras da cidade), é como ir ao Rio e não subir no Pão de açúcar. O programa é ótimo e barato, custa U$6 (cada trecho percorrido).
Atravessar a baía de San Francisco pela Golden Gate – que esse completou seu 75º aniversário! – é fundamental. Do outro lado da ponte tem um mirante bem bonito com a vista da cidade. O passeio pode ser feito de carro ou – se as crianças tiverem disposição – de bicicleta (é bem fácil alugar uma por lá… http://baycitybike.com/home.php). De bike, dependendo do ponto de saída, a aventura dura em torno de quatro horas, pedalando sem pressa. A volta é feita de ferry-boat saindo de Sausalito.
Para repor as energias, uma boa opção é a famosa padaria Boudin (www.boudinbakery.com/Home) que fica no Fishermans Wharf – um píer com vários restaurantes e lojinhas turísticas. O local tem uma vista linda para a baía – que está sempre repleta de barcos – e para a Ilha de Alcatraz (antigo presídio desativado). Um dos carros-chefe da Boudin, que funciona desde 1849, é a saborosa Clam Chowder (sopa de mariscos) dentro do pão italiano. As crianças a-do-ram a novidade de comer dentro do pão.
A comunidade oriental em San Francisco é a maior fora da Ásia. Por isso, é recomendável dar uma volta pela Chinatown californiana. Tudo lá é escrito em inglês e chinês. As lojas, as pessoas, o visual… parece que você foi para outro país. Bateu a fome? Não hesite em experimentar os bons restaurantes espalhados pelo bairro. No Oriental Pearl (www.orientalpearlsf.com/) – que tem um ambiente que você se sente no submundo de Hong Kong – o cardápio é generoso e com preço tentador. Os dim-sum são excelentes e, entre os vários pratos oferecidos, vale experimentar Prawns with Honey Glazed Walnut (camarões gigantes servidos com uma salada com noz pecã caramelizada – U$16). Se as crianças não quiserem arriscar, as massas (noodles) são ótimas e vem em grande quantidade.
Na próxima coluna: conheça o Halloween em San Francisco.