Fotos: Bárbara Magalhães

Pouca gente sabe – ou esquece – que no Brasil possui uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro – que está na mesma lista das Ruínas de Petra (Jordânia), Grande Muralha da China, Machu Picchu (Peru), Chichén Itza (México), Taj Mahal (Índia) e Coliseu (Itália).

O Cristo é uma referência para o povo carioca. Onipresente na paisagem da Cidade Maravilhosa, normalmente sai nas fotografias visto de frente, olhando para o mar. Um apartamento que tenha uma janela para o Cristo já valoriza na hora do aluguel ou da compra do imóvel.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Cantado em verso e prosa o Cristo também se imortalizou nas músicas de Tom Jobim (Corcovado, Samba do Avião), Vinicius de Moraes (Carta ao Tom), Chico Buarque (Subúrbio), entre outros. Desfilou coberto (por proibição igreja) no antológico carnaval da Beija de Flor de Nilópolis, Ratos e Urubus rasguem minha fantasia, criado pelo genial Joãosinho Trinta. Batizou o bloco carnavalesco Suvaco de Cristo, que por razões óbvias se concentra no Jardim Botânico, bem abaixo do braço esquerdo da estátua.

Faça chuva ou faça Sol, o Cristo está lá: de braços abertos sobre a Guanabara. Do alto de seus 38 metros – e dos 710 metros do Morro do Corcovado –, o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. Em 2002, foram inaugurados elevadores panorâmicos e escadas rolantes, estas facilitam a chegada ao pé da estátua.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O Cristo Redentor conta agora com três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado – a forma mais simpática de se chegar. Também foram construídas passarelas metálicas e quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para nove mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, vai descortinar a primeira vista da cidade. Antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo. O Cristo Redentor teve sua pedra fundamental lançada em 1922, mas a inauguração só aconteceu em 12 de outubro de 1931, quase uma década depois.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Beija Flor/Divulgação

Serviço
Passeio de trem até o Cristo.
Capacidade:
 345 passageiros/hora.
Velocidade da subida: 15 km/h.
Velocidade da descida: 12 km/h.
Bilhetes: Adultos – R$ 46,00* (* Inclui transporte de ida e volta, e acesso ao monumento do Cristo Redentor). Crianças  – R$ 23,00 (de 6 a 12 anos). Meia entrada para idosos, estudantes e Cartão Itaucard. Os bilhetes podem ser comprados com agendamento prévio pelo site: http://www.corcovado.com.br/
Horário de Funcionamento: De segunda a domingo, das 8h às 19h, com saídas a cada meia hora. Duração da viagem: cerca de 20 minutos. Horário da bilheteria – das 8 às 19 horas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]