A retórica de alguns candidatos está irritante nesta campanha eleitoral. Alguns deles prometem mundo e fundos, acima do que o orçamento da cidade pode aquentar continuando com a mesma política fiscal. É fulano prometendo zerar a fila da creche, é ciclano falando em dar uniforme escolar, é beltrando apostando na construção de um aéreo trem ligando as cidades da região metropolitana com Curitiba. Assim o papo furado vai embromando a humanidade.
Essa arte de usar a linguagem para se comunicar de forma eficaz e persuasiva cria um mundo distante da realidade. Essa irrealidade tentando ser a verdade, chega a ser perigosa. Só aumenta o descontentamento entre o eleitorado e a classe política – que desconfia das metas apresentadas.

Jornalistas andam perguntando se o candidato tem uma ideia de quanto custaria para se fazer um aéreo trem ou diminuir o horário de trabalho dos funcionários das creches. Os questionados enrolam e enrolam. Acabam soltando respostas vagas, que não levam a lugar nenhum. Ficam dizendo que existe dinheiro federal, estadual e municipal que poderão ser utilizados para as realizações das obras. Isso prova que a eleição de Curitiba é uma guerra entre a retórica e a realidade.

Rangeles
O candidato à prefeitura de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), adotou uma tática bem bacana para tentar chegar ao primeiro lugar na corrida eleitoral. Ele vai sempre acompanhado (bem) de cabos eleitorais de campanha, as chamadas rangeletes. Na base da conversa, do charme e da beleza, elas convencem até os postes a votarem em Rangel. A eleição na cidade pode ser chamada de princesa dos campos. No sentido literal da palavra.

Moral em Brasília
Enquanto em Curitiba, o candidato do PMDB Rafael Greca, se debate em busca de apoio eleitoral, em Arapongas, o candidato WaldyrPugliesi está por cima da carne seca com os caciques do partido. Nos últimos dias, o vice-presidente Michel Temer, o senador Valdir Raupp (RO), os ministros das Minas e Energia, Edison Lobão, e da Agricultura, Mendes Ribeiro, gravaram vídeos ressaltando as qualidades do peemdebista para as eleições municipais de 7 de outubro.

Debate na RICTV
A eleição em Curitiba acontece em 19 dias. A corrida pela chave do Palácio 29 de Março está bem disputada entre Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) e Ratinho Junior (Curitiba Criativa). Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) e Rafael Greca (PMDB) estão longe e praticamente sem chances. Mas no dia 1.º de outubro a dupla de retardatários vai ter mais uma chance de criar um fato novo que modifique o curso da campanha. Os quatro estarão frente a frente na RICTV para o penúltimo debate da campanha eleitoral. Mediado pela jornalista Joice Hasselmann, Fruet e Greca poderão se unir a Bruno Meirinho (Frente de Esquerda) e Carlos Moraes para provocar os dois preferidos dos eleitores, segundo as pesquisas eleitorais Ibope, Datafolha e Vox Populli.

Sociedade alternativa
A advogada Priscila Santos estava grávida quando a convenção do partido aconteceu em julho. Mesmo assim ela resolveu concorrer ao cargo de vereadora pelo PP. Recentemente o filho da candidata nasceu e ela se viu na saia justa: de largar o filho Antonini com uma babá ou buscar uma maneira alternativa para divulgar a campanha. Resolveu partir para o mais difícil. Está fazendo campanha através das redes sociais para ficar ao lado do recém-nascido.

Perigo da isenção
O ex-secretário de Finanças no governo Roberto Requião, Heron Arzua, preparou um estudo técnico prévio para a isenção de ISS para Ratinho Junior (Curitiba Criativa) apresentar no segundo turno da eleição. O trabalho está lindo e maravilhoso. Mas, falta explicar quais serão as áreas que terão aumento. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal é proibido o município perder receita com isenção. Seria então um aviso de que o IPTU, o ITBA, o IPVA ou até mesmo o ISSsofra um aumento significativo.

Cara nova
A vereadora Professora Josete (foto) deu um jeito de mudar a trajetória da campanha dela, outrora carrancuda e previsível: um boneco de aproximadamente 2 metros que desfila de segunda a sábado pela Rua das Flores. A Josetinha tem um ar simpático e agrada, principalmente, as crianças. Entre uma foto e outra, os cabos eleitorais aproveitam para pedir voto para a petista.

 


Lousa interativa
Rafael Greca (PMDB) continua atacando o anteprojeto do metrô subterrâneo. O peemedebista fala em restrição da capacidade de atendimento do sistema de transporte. O projeto de Greca pretende contemplar os municípios da Região Metropolitana. A proposta que ele faz caberia mais para um candidato a governador e não a alguém que almeja chegar à prefeitura da capital paranaense. E ele não trouxe nenhum prefeito da RM para se posicionar sobre o assunto. **** Os secretários Cid Vasques e Reinaldo de Almeida Cesar assumiram novas funções na estrutura do Governo do Estado. Vasques passa a responder pela área da Segurança Pública, enquanto Almeida Cesar assume a Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado. A cerimônia de transmissão de cargos foi realizada no Palácio das Araucárias e presidida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani.