O prefeito eleito de Curitiba, GustavoFruet (PDT), pretende manter o relacionamento que a prefeitura de Curitiba tem com o governo estadual desde a gestão de Luciano Ducci (PSB). Fruet pretende tomar a iniciativa da aproximação. A iniciativa mostra que o pedetista está deixando todas as rusgas de lado do período eleitoral e do passado.
Fruet ao afirmar que não tem temer a iniciativa mostra amadurecimento político e o pensamento voltado para a manutenção das políticas públicas desenvolvidas durante os últimos 22 meses.A posição demonstra que o pedetista deverá ser um prefeito do diálogo, pronto para compor quando o interesse público é a meta.
Richa, que está na China, sinalizou que pretende conversar com o novo prefeito assim que voltar da Ásia, em 15 dias. No Facebook, Richa parabenizou Fruet, demonstrando que as portas do Palácio Iguaçu estarão abertas. Sinal de que a parceria ocorrida no governo municipal de Luciano Ducci continuará nos próximos dois anos.    

Desafio   
Nos próximos dias o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) vai receber muitas ligações de candidatos a uma vaga na Comissão Executiva da Câmara Municipal. Todos vão pedir a benção para o pedetista. Se receberem o sinal verde, aí poderão avançar. O segundo passo vai ser mais difícil, a viabilização eleitoral criando um bloco forte para apontar o novo presidente.

Requisito
O novo presidente da Câmara de Curitiba vai precisar cumprir alguns requisitos. O principal deles é ter passado sem envolvimento no escândalo das verbas publicitárias que estourou no ano passado e levou o legislativo a um nível de renovação de 48%, quando a média dos anos anteriores era de no máximo 35%. Gustavo Fruet disse ontem que gostaria de um nome que representasse um momento de mudança.

Costura
Depois da aprovação do nome pelo prefeito, os candidatos à presidência da Câmara passarão pelo momento difícil e delciado: a composição da base aliada. Cada partido deverá indicar pelo menos um nome de consenso dentro da legenda. Partidos com maior número de vereadores terão mais chances de figurarem na mesa. O PMDB que tem apenas a vereadora Noêmia Rocha ficará de fora.

Cargos
A estrutura da Câmara de Vereadores ainda tem vários cargos na Mesa Executiva. Os mais importantes e os mais disputados são os de 1º e 2º secretários. Juntamente com o presidente são os que administram a casa. Os outros são 2º e 3º secretários e 1º e 2º vice-presidentes. O PSC, a maior bancada da casa, deverá indicar pelo menos um nome para uma 4ª secretaria, por exemplo, já que tem a maior bancada.

Na corrida
Os nomes de Paulo Salamuni (PV), Serginho do Posto (PSDB), Pastor Valdemir Soares (PRB), Sabino Picollo (DEM), Jorge Bernardi (PDT) e Felipe Braga Cortes (PSDB) são os mais cotados para a presidência. Tico Kuzma (PSB) saiu da corrida ao optar por Ratinho Junior no 2º turno da eleição municipal de domingo. Desses nomes deverá sair o próximo presidente da casa legislativa.

Cardápio
Dois dias depois da eleição do 2º turno das eleições municipais, o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) vai aproveitar o aniversário dele para se reunir com políticos e lideranças no tradicional Graciosa Country Clube. O cardápio principal das rodas de conversas será a nova correlação de forças na política curitibana.

Último Adeus
A vereadora Nely Almeida faleceu ontem, por volta das 12h50, devido a uma embolia pulmonar, consequência de uma operação de intestino realizada na sexta-feira. Nely estava no sexto mandato na Câmara Municipal de Curitiba e foi responsável pelo projeto que deu gratuidade aos idosos com mais de 65 anos nos transportes coletivos. Ela também apresentou o 1º projeto sobre a proibição de fumar em locais fechados. Como não foi reeleita em 2008, Tico Kuzma apresentou um projeto semelhante em 2009, que foi aprovado.

Luto oficial
O presidente da Câmara de Curitiba, João do Suco, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da vereadora Nely Almeida. As sessões de hoje e de amanhã foram canceladas e transferidas para a próxima semana. Nely está sendo velada no plenário reformado da casa legislativa. O sepultamento está marcado para as 15h.


Lousa interativa
Se depender de Ratinho Junior, o PSC não fará oposição na Câmara Municipal de Curitiba. O partido irá fiscalizar sem adotar nenhuma posição xiita. **** Gustavo Fruet passou a segunda-feira concedendo entrevistas para emissoras de rádio e televisão. Sem a tensão do período eleitoral, Fruet estava tranquilo. Em entrevista, o pedetista pretende utilizar uma magrela no dia da posse, no dia 1º de dezembro, na Câmara Municipal. **** Com o fim das eleições municipais, o PSDB irá repensar as estratégias eleitorais para o futuro na capital paranaense. A mesma tática será adotada a nível nacional, já que o partido perdeu votos na eleição de 2012.

 

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan