Nas próximas duas semanas o eleitor vai ouvir muitas promessas nos horários eleitorais dos candidatos à prefeitura de Curitiba. A chegada da data da eleição faz com que os candidatos prometam além do que o orçamento do município permite. Muitos acreditam que cinco bilhões é suficiente para mudar muita coisa. Fazer uma revolução na administração local.
O governo obriga que o mínimo de 25% à área da Educação e 12% para a Saúde. Só ainda o comprometimento chega a 37%.Para pagamentos dos servidores públicos o limite máximo é de 54%, mas em Curitiba o teto chega a 42%. Somente esses 3  itens comprometem 79 % do orçamento. Restam 21% para pagamentos de empréstimos e para empresas de transporte coletivo. Para investimento sobram aproximadamente 9%.
Existem algumas maneiras de se aumentar o orçamento: fiscalização contra a sonegação e aumento de diversos impostos como o IPTU e o ISS. Qual candidato teria coragem de realizar essas iniciativas? Seria um clamor da sociedade através dos meios de comunicação falando da inviabilidade da proposta. E tudo ficaria do jeito que está. Pensando assim é possível julgar quem promete além do bem e do mal.

Pesquisas
Qual o número de entrevistadores do Datacenso para a última pesquisa eleitoral? Em cinco dias de pesquisas a empresa teria que ter pelo menos cinquenta funcionários trabalhando 10 horas por dia, fazendo uma entrevista a cada dez minutos. Se fosse a cada cinco minutos o número cairia para 25. Essa a é resposta que não cala.

Apontados
O deputado federal Sérgio Guerra (PE) não para que procurar candidatos para a eleição presidencial de 2014. Ele acredita que o PSDB tem ótimos nomes em todo o Brasil. Dois deles são do Paraná: o governador Beto Richa e o senador Álvaro Dias. Richa não deve desistir de tentar a reeleição para enfrentar Dilma Rousseff. Álvaro Dias termina o mandato de senador e deve tentar voltar para Brasília. Aécio Neves vai estar no meio do mandato e deve sair candidato a presidente. Só resta a vaga para vice. O melhor é pensar se vale a pena.

 Números
O PPS hoje tem apenas dois vereadores: Renata Bueno e Zé Maria. A previsão do partido é de fazer no mínimo quatro vereadores. No último pleito o PPS fez uma dobradinha com o PRP e elegeu um terceiro parlamentar: Caíque Ferrante.  Para conseguir a façanha, com a maioria de candidatos novos, o partido terá que convencer 28 mil eleitores.

A nova velha esquerda
O PT chegou ao governo e descobriu que não era a esquerda tão esperada. Teve que se aliar aos grupos de direita e em pouco tempo estava envolvido com práticas ilegais, como o mensalão que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça. Agora tem que conviver com a cobrança de vários setores da sociedade que não conseguem entender que fim levou a ética petista tão falada em outros governos.

Greca rompe
Rafael Greca (PMDB) fechou as portas para uma composição no segundo turno com Ratinho Junior ao falar que Curitiba sofre pela infestação de ratos. Uma invasão sem prévias na história. Os ratos saem dos `anais´ políticos, do bueiro das pesquisas eleitorais, do esgoto (…) da `Massa´ circense que se apresenta com retórica nada inovador, sustentada pela repetição transfigurada da era Collor. Em nenhum momento ele cita o nome do candidato da coligação Curitiba Criativa.

Acidez
O desabafo de Greca retoma a acidez que ele destilava no início da campanha eleitoral e que foi acabando com os resultados das pesquisas eleitorais. Ele aponta que o dinheiro da campanha está sendo disponível por empresários pedagiados no Paraná. No final ele clama pela volta do flautista de Hamelin, para hipnotizar esses roedores e espantá-los para longe dos limites de Curitiba e do Brasil.

Semanas de promessas
O horário eleitoral desta semana recomeçou com promessas e críticas dos candidatos à prefeitura de Curitiba. Faltando 12 dias para eleição os candidatos aumentaram o mar de promessas e de alfinetas aos adversários.

Lousa interativa
O candidato à prefeitura de Maringá, o petista Enio Verri, perdeu o PV e tempo de televisão. A juíza Roberta Carmem de Freitas, da 2.ª Vara Cível de Maringa, declarou nula a comissão provisória interventora do PV municipal. A decisão anula todos os atos da comissão, inclusive, a decisão pela coligação com o PT. O pior terá que devolver o horário utilizado pelos verdes, o que criaria um problemão para a coligação dele. **** O ministro Ricardo Lewandoswki, revisor da Ação Penal 470, condenou por formação de quadrilha os réus do PP (Partido Progressista) Pedro Corrêa, João Cláudio Genú e Enivaldo Quadrado. Na quinta-feira o deputado federal Pedro Henry (PP-MT) havia sido absolvido das imputações de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O ex-deputado federal Corrêa foi condenado por corrupção passiava e o asolvendo de lavagem de dinheiro.

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan