Um programa perfeito para quem decidir viajar para os Estados Unidos com as crianças e não agüenta mais o circuito Miami-Orlando é inverter o lado americano e rumar para Costa Oeste, em Los Angeles. Há 50 quilômetros de L.A. está a cidade de Anahein, local onde o visionário do entretenimento Walt Disney (1901-1966) fundou o seu primeiro parque temático: a Disneyland, em 1955.

Curiosamente esse foi o único parque que Disney conseguiu inaugurar. O grande complexo da Flórida – formado pelo Magic Kingdom, o Epcot, Hollywood Studios e o Animal Kingdom, além dos parques aquáticos-, foram inaugurados depois de sua prematura morte, de câncer, em 1966.
Hoje a Disneylândia foi desmembrada em dois parques (um na frente do outro), O Disneyland Park e o Disney’s California Adventure, com praticamente as mesmas atrações que encontramos em Orlando, numa versão um pouco menor, porém não menos divertida. Entre os brinquedos que merecem destaque nos dois parques estão:
Califórnia Screamin – A maior montanha russa do complexo, com direito a um looping perfeito.
Radiator Spring Racers – um novo brinquedo temático que promove uma corrida com os personagens do filme Carros através da paisagem do deserto.

Grizzly River Run – um rafting numa bóia redonda que molha, refresca e diverte.
Big Thunder Moutain Railroad – Simpática montanha russa infantil com cenário de minas de carvão.
The Haunted Mansion – Um trem-fantasma clássico, com muitas projeções e sustos divertidos.
Splash Moutain – Um passeio tranqüilo de barquinho no mundo de coelhos, corujas, ursos, raposas para no final… Tchibum! Uma deliciosa descida bem molhada.
Space Mountain – Uma surpreendente montanha russa no escuro.
Soarin – Fantástico! A simulação de um vôo de asa delta por vários pontos da Califórnia, inclusive a ponte Golden Gate, de San Francisco, plantações de laranja, montanhas de esqui e a costa do Pacífico.

Toy Story Mania – um brinquedo encantador e lúdico para todas as idades. Fabuloso.
The Twilight Zone Tower of Terror – Um hotel abandonado com um elevador assustador que para em andares mal-assombrados antes de fazer subidas e quedas radicais. Diversão garantida.
Star Tours – Viagem numa nave espacial do Star Wars com um robô atrapalhado no lado bom da força.
As informações sobre a visita nos parques podem ser obtidas pelo site http://home.disney.go.com Entrada para os parques. Opção para dois dias a partir de: U$170 ou U$158 (crianças até nove anos).

Se quiser se hospedar por lá há uma grande oferta de hotéis. Uma das melhores opções é o Anahein Marriot (www.marriott.com/hotels/travel/laxah-anaheim-marriott/) um hotel confortável e bem próximo dos parques. Tarifas a partir de U$229.

Outros passeios
Alguns guias de turismo ainda oferecem dois passeios na área próxima a Los Angeles. Um deles é o Píer de Santa Mônica – considerado como um pôr-do-sol memorável. Evite. O píer é, como o próprio nome adianta, uma antiga construção de madeira com um parquinho de diversões bem mixuruca e dezenas de lojinhas e restaurantes meia-boca. É bonitinho, mas não vale o sacrifício. Outro local que é indicado como divertido, mas na verdade é uma roubada, é Venice Beach. O local ficou famoso por ter revelado o musculoso Arnold Schwarzenegger para o cinema. Na verdade é uma praia sem graça, cheia de tribos de doidões bem esquisitos e lojinhas piores que a o do Píer. Um pesadelo.
O jornalista visitou os parque a convite da Disney World.