A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná abriu processo seletivo para 1.235 vagas de agente de segurança pública. São 1.033 vagas para o sexo masculino e 202 para o sexo feminino. O salário é de R$ 1.798,63.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio completo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com trabalho em regime de escala de 12 x 36 horas.

As vagas são para as unidades penais localizadas nas regionais de Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Entre as funções do cargo estão: inspecionar alojamentos, revistar os custodiados, vigiar e custodiar os presos, realizar a orientação e a fiscalização na distribuição das refeições e realizar a contagem dos custodiados.

As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de outubro pelo site www.cops.uel.br. A taxa é de R$ 50.

A prova objetiva terá questões de língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos (lei de execução penal, estatuto penitenciário do paraná e legislação vigente, direitos humanos, tratamento penal, aspectos de segurança e noções de rotinas administrativas).

A prova será aplicada no dia 25 de novembro, nas cidades de Cascavel, Curitiba e Maringá. O processo tem 1 ano de validade e pode ser prorrogado por igual período.