A Guarda Municipal do Rio de Janeiro lançou nesta semana uma campanha com o objetivo de conseguir novos lares para sete cães que estão se aposentando após mais de cinco anos de serviços prestados para a corporação. Desde segunda-feira (19), a GM recebeu mais de 500 pedidos de adoção pela sua página no Facebook.

Quatro dos sete cães aposentados –cinco da raça pastor alemão e dois belgas-malinois– já foram apresentados: Elvis, 7, que pertencia à equipe de patrulhamento; Miss, 6, especialista em busca e salvamento; Mike, 6, campeão de provas atléticas; e Kilt, 7, que já foi matriz de reprodução do canil da Guarda Municipal.

Os interessados podem providenciar gratuitamente a castração dos guardas caninos junto à prefeitura, já que a GM não se responsabiliza pelo procedimento –cada donatário é obrigado a assinar um termo de responsabilidade que proíbe o cruzamento, a não ser que tal prática seja previamente aprovada e acompanhada pelos veterinários da corporação.

Também fica vetada a participação dos cães em concursos, exposições ou competições. Segundo a GM, o processo seletivo é rigoroso: os interessados têm que conviver durante um período de experiência com o cão nas dependências da GM e, caso o animal não se acostume com o donatário em potencial, a adoção é cancelada.

Além disso, os novos donos dos guardas caninos devem se comprometer a dar continuidade aos treinos de adestramento. De acordo com a corporação, durante o período inicial de adaptação dos cães a seus novos lares, a equipe de veterinários da GM fará um acompanhamento diário para checar se os animais estão sendo bem tratados.
Essa é a primeira vez que a Guarda utiliza o Facebook para adoção de cães. A prática, no entanto, já é antiga na corporação. O último a deixar o canil da GM, em outubro deste ano, foi o labrador Hulk, o mais famoso cão das apresentações de adestramento, o “showdog” da Guarda. Ele também completou sete anos.

Criado em março de 1994, o GCG (Grupamento de Cães de Guarda) possui hoje 41 animais, dos quais 30 pastores alemães com pedigree, dois labradores, sete pastores belga de mallinois, um border collie e um golden retriever, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento, no auxílio à Defesa Civil e nas apresentações de adestramento.