Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 ao custo de R$ 380 milhões, o estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, está interditado por tempo indeterminado. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, contou nesta terça-feira ter sido procurado pelo consórcio responsável pela construção, formado por Odebrecht e OAS, que informou sobre “problemas estruturais de projeto” na cobertura do estádio que ofereceriam riscos aos torcedores. O prefeito, então, decidiu pela interdição. Já amanhã (hoje) não poderemos realizar nenhum jogo, disse Eduardo Paes, referindo-se à partida entre Fluminense e Macaé, prevista para as 19h30, pela terceira rodada da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), ainda sem novo local definido.
Se o problema for mesmo de projeto, como alegou ao prefeito o consórcio, quem vai arcar com a solução será a prefeitura. “O estádio só será reaberto quando for apresentada uma solução definitiva e até agora nenhuma me foi apresentada”, disse Eduardo Paes. Ele disse não saber detalhes sobre os problemas na cobertura do estádio e informou que um engenheiro do consórcio vai apresentar as informações para a imprensa hoje O Engenhão vinha sendo o principal estádio do Rio de Janeiro desde que o Maracanã foi fechado para reforma em 2010 para a realização da Copa das Confederações, neste ano, e da Copa do Mundo de 2014.

Seleção
O técnico Luiz Felipe Scolari saiu de dois amistosos, contra Itália e Rússia, com a maior parte do grupo de jogadores que defenderão a seleção brasileira na Copa das Confederações definida. Ele também já tem na cabeça nove dos 11 titulares e só vai mudar de ideia caso um deles se machuque, caia vertiginosamente de produção no clube em que joga ou então se surgir alguém que arrebente nas próximas semanas. As dúvidas de Felipão estão no meio de campo e no ataque, mais especificamente em relação a um dos volantes e ao jogador que vai atuar inicialmente pelo lado do setor ofensivo. O goleiro Julio Cesar; os defensores Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; o volante Fernando; o meia Oscar; e os atacantes Fred e Neymar estão com as camisas de titulares nas mãos neste momento.

Vasco
O recém-chegado Paulo Autuori recebeu uma má notícia da diretoria logo em seus primeiros dias no Vasco. Ele vai perder o zagueiro Dedé a partir do meio do ano, confirmou o próprio treinador, ontem. “Sei que o Dedé vai sair”, sacramentou. Segundo Autuori, a saída do zagueiro lhe foi comunicada pela diretoria logo que começaram as negociações para que fosse contratado como novo treinador.

Eliminatórias (I)
Na altitude de 3.600 metros de La Paz, a seleção da Argentina conseguiu arrancar um empate diante da Bolívia por 1 a 1, ontem. O resultado manteve os comandados de Alejandro Sabella na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, dando mais um passo para garantir uma das quatro vagas diretas à competição, que será disputada no Brasil. Além de fazer a Argentina chegar aos 24 pontos, o resultado serviu para apagar o trauma de quatro anos atrás, quando a seleção, na época comandada por Diego Maradona, foi goleada por 6 a 1 pelos bolivianos nas Eliminatórias.

Eliminatórias (II)
A seleção inglesa perdeu uma grande chance de se aproximar da vaga para a Copa com o empate por 1 a 1 diante de Montenegro. Atuando fora de casa, a equipe de Rooney e Gerrard saiu na frente logo aos seis minutos do primeiro tempo, mas se fechou demais com a vantagem e permitiu o empate dos donos da casa na etapa final. O resultado manteve a Inglaterra na segunda colocação do Grupo H, com 12 pontos, justamente atrás de Montenegro, que tem 14 e hoje garantiria a única vaga direta da chave para o Mundial.

Eliminatórias (III)
Alemanha e Holanda fizeram a lição de casa com sobras nesta terça. As duas seleções golearam seus rivais e ficaram mais perto de conquistar por antecipação a vaga na Copa. Em Nuremberg, os alemães enfrentaram novamente o Casaquistão, derrotado na rodada passada. Desta vez, o time da casa aplicou 4 a 1, com gols de Reus (duas vezes), Götze e Gündogan. Só levou gol porque o goleiro Neuer vacilou ao tentar sair jogando com os pés, perdeu a bola e viu Schmidtgal reduzir a vantagem dos anfitriões no placar. Os holandeses somaram a sua sexta vitória consecutiva, em seis jogos disputados, ao golear a Romênia por 4 a 0.

Santos
O técnico Muricy Ramalho pediu e os dirigentes do futebol do Santos procuram um atacante de área para ser o novo companheiro de Neymar ou o reserva imediato de André. O interesse por um centroavante não é novo. No clássico contra o Palmeiras, no segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, o treinador santista conversou com Barcos, sondando a possibilidade de o argentino atuar pelo Santos. Como ele não deu resposta, o assunto não evoluiu.

Botafogo
O Botafogo se prepara para jogar sem seu líder. O holandês Seedorf vai cumprir suspensão na partida desta quinta-feira contra o Friburguense, com local ainda indefinido com a interdição do Engenhão pela prefeitura do Rio de Janeiro. Ao receber o cartão vermelho na vitória sobre o Madureira, o meia vai a julgamento (ainda sem data) e pode perder outros cinco confrontos. Hipótese que os alvinegros não querem nem pensar.