Uma manifestação diferente está marcada para o próximo dia 31, em todo o Brasil. É a 1ª Greve Nacional do Consumo, cujo intuito é mobilizar a sociedade para não gastar e não comprar produtos na data da mobilização, durante 24 horas.

No evento criado no Facebook, que conta com a adesão de mais de 1.800 pessoas, três segmentos da economia são apontados como alvos dos protestos: shopping centers, lojas de rua e supermercados.

Vamos usar o poder econômico de milhões de consumidores engajados na 1ª Greve Nacional de Consumo para barganhar e fazer os políticos a votarem e aprovarem a pauta de reivindicações, lê-se na descrição do evento na rede social.

Na pauta de reivindicações dos manifestantes, a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado, o fim do voto secreto, o fim do foro privilegiado, a aprovação da lei das candidaturas avulsas e apartidárias, a aprovação da PEC 280 (que reduz o número de deputados federais de 513 para no máximo 250), a queda da PEC 33 (que pretende limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal, submetendo algumas decisões da Corte ao Congresso Nacional) e a rejeição da PEC 99 (que pretende dar poderes à associações religiosas de propor ações de constitucionalidade e inconstitucionalidade para decisões tomadas pelo STF).